O Facebook está oferecendo a tecnologia de beacons gratuitamente para empresas varejistas como parte de uma atualização de sua plataforma Place Tips, que mostra aos usuários posts e fotos de uma empresa específica quando o app da rede social é aberto dentro da loja dessa empresa.
O sistema foi testado originalmente na cidade de Nova York e, na semana passada, o Facebook anunciou a ampliação do serviço para todo o território americano, incluindo um aplicativo para que os interessados peçam um beacon gratuito para cada uma de suas lojas físicas. O objetivo é fazer com que os beacons (pequenas antenas que enviam um sinal para o smartphone do usuário quando ele está nas proximidades) possam ser usados para enviar informações e ofertas aos clientes no momento em que estão mais dispostos a comprar: no PDV.
Os varejistas ainda não podem fazer publicidade por meio do Place Tips, mas isso parece ser uma questão de tempo. O Facebook tem vendido a ideia nos Estados Unidos dizendo que a empresa pode identificar pessoas melhor que qualquer um na internet, e adicionar anúncios baseados em geolocalização só reforçaria essa posição.
Leia mais:
De volta à Lei Seca