As redes sociais tornaram-se plataformas cruciais para disseminar informações. Principalmente em tempos de efervescência como os que estamos passando. Porém, como todo crescimento, o boom dessas plataformas traz também alguns contrapontos, como o excesso de conteúdos chamados clickbaits, ou “caça-cliques”. Para lidar com essa estratégia, o Facebook fez uma série de atualizações para reduzir o número desse tipo de postagem.
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A “bolha” da rede – o algoritmo que determina o que é mais importante para cada usuário em sua timeline – já filtra bastante dos posts publicados diariamente. Segundo Rafael Kiso, CMO do mLabs, temos acesso a aproximadamente 2% de tudo o que nossos amigos postam na rede. Mesmo assim, a empresa está adotando medidas para reduzir ainda mais a importância de notícias enganosas ou anúncios considerados de baixa qualidade, além de dar dicas para ajudar as pessoas a identificar conteúdos falsos.
Em nota da companhia, Greg Marra, gerente de Produto do Facebook, diz que a empresa percebeu que as pessoas não gostam de manchetes com tendência a reter informações ou enganar o leitor. “Em vez disso, elas preferem chamadas claras e precisas. As atualizações que estamos fazendo usam a tecnologia para reduzir a presença dos ‘caça-cliques’, criando uma comunidade mais informada”, explica.
A inteligência artificial vai identificar frases e termos geralmente usados em manchetes ‘caça-cliques’, um trabalho semelhante ao que é feito para filtrar spams em e-mails. Em nota, a companhia conta que depois de categorizar milhares de publicações como clickbait, uma equipe do Facebook reuniu um conjunto de manchetes e palavras-chave para servir como filtros iniciais para identificar títulos destinados a chamar a atenção e atrair as pessoas para clicarem em um link.