Pesquisar
Close this search box.
/
/
Fábrica da BMW em Munique caminha rumo à eletrificação total

Fábrica da BMW em Munique caminha rumo à eletrificação total

Com um investimento de 650 milhões de euros, fábrica da BMW em Munique se prepara virada histórica na transição para a produção exclusiva de veículos elétricos

A fábrica do Grupo BMW em Munique passará por uma grande transição. Um ano após a produção do sedã Neue Klasse, que acontecerá em 2026, o espaço conhecido como “fábrica-mãe” passará a produzir apenas modelos totalmente elétricos. O objetivo é se tornar o primeiro local da rede de produção da marca a concluir com sucesso a transição para veículos unicamente elétricos até o final de 2027. Nesse cenário, companhia tem dado passos significativos em direção à mobilidade elétrica.

Histórico de inovação e adaptação

Atualmente, a evidência tangível dessa reviravolta são os imponentes canteiros de obras, preparando-se para receber a Neue Klasse a partir de 2026. Um investimento considerável de 650 milhões de euros foi destinado à construção de quatro edifícios, bem como uma nova linha de montagem de veículos com áreas logísticas e uma oficina moderna. A extensa reorientação assegura um futuro a longo prazo para a unidade em Munique, representando também um investimento significativo na Baviera como localização industrial.

“Tal como na década de 1960, uma Neue Klasse está novamente a lançar as bases sobre as quais a nossa fábrica se reinventa. O fato de esta transformação abrangente ocorrer ao mesmo tempo que cerca de 1.000 veículos por dia são fabricados atualmente é uma prática comum em Munique e é possível graças ao excelente desempenho de todos os nossos funcionários. Estamos muito satisfeitos por guiar a fábrica de Munique para um futuro totalmente elétrico – começando com o sedã Neue Klass”, frisa Peter Weber, diretor da fábrica do Grupo BMW em Munique.

Para otimizar o espaço na localização central de Munique, a produção tradicional de motores foi realocada para Hams-Hall, no Reino Unido, e Steyr, na Áustria, encerrando uma tradição de cerca de 70 anos na fábrica-mãe. Cerca de 1.200 colaboradores foram capacitados em diferentes estratégias de produção em Munique ou assumiram funções em outras partes da rede de produção.

Assim como nas transformações ocorridas na década de 1960 e em todas as mudanças subsequentes, a atual metamorfose da fábrica do Grupo BMW em Munique está em pleno andamento, mesmo durante a continuidade da produção. Diariamente, cerca de 1.000 veículos, incluindo o BMW Série 3 e o BMW i4, são produzidos na mesma linha de montagem.

A abrangente reestruturação da fábrica não apenas assegura um futuro sustentável e duradouro para a unidade em Munique, mas também representa um investimento significativo na Baviera como uma localização industrial estratégica.

Transição suave para a eletromobilidade

A transição para veículos elétricos em Munique não é repentina. Desde 2015, a fábrica tem produzido modelos híbridos plug-in, e em 2021, o BMW i4 tornou-se o primeiro veículo totalmente elétrico a ser produzido na mesma linha de produção dos veículos a combustão. A partir de 2026, a produção da Neue Klasse será paralela aos modelos existentes, consolidando-se como exclusivamente elétrica até o final de 2027. Assim, será a primeira unidade global a fabricar exclusivamente veículos totalmente elétricos.

A era dos veículos com motores de combustão em Munique chegará ao fim 75 anos após o lançamento do BMW 501 em 1952. Além disso, após o arranque nas novas fábricas em Debrecen, na Hungria, e em Munique, os veículos Neue Klasse também serão produzidos em Shenyang, na China, e em San Luis Potosí, no México.

Digitalização na produção: BMW iFACTORY

Foto: BWM



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]