A fábrica do Grupo BMW em Munique passará por uma grande transição. Um ano após a produção do sedã Neue Klasse, que acontecerá em 2026, o espaço conhecido como “fábrica-mãe” passará a produzir apenas modelos totalmente elétricos. O objetivo é se tornar o primeiro local da rede de produção da marca a concluir com sucesso a transição para veículos unicamente elétricos até o final de 2027. Nesse cenário, companhia tem dado passos significativos em direção à mobilidade elétrica.
“A fábrica de Munique é um excelente exemplo da nossa capacidade de adaptação. Estamos investindo 650 milhões de euros aqui e produziremos exclusivamente veículos totalmente elétricos em nossa fábrica-mãe a partir do final de 2027. Só no ano passado, seis modelos totalmente elétricos entraram em produção. Ao mesmo tempo, também estabelecemos um recorde de produção, provando que somos simultaneamente capazes de entregar e moldar o futuro na nossa rede de produção”, explica afirma Milan Nedeljković, membro do Conselho de Administração da BMW AG, Produção.
Histórico de inovação e adaptação
Ao longo de mais de um século de existência, a fábrica do Grupo BMW em Munique passou por diversas transformações, e se reinventou em várias ocasiões. A transição da produção de motores de aeronaves para a fabricação de automóveis e o bem-sucedido lançamento da Neue Klasse na década de 1960 são destacados como marcos significativos nessa trajetória histórica.
Atualmente, a evidência tangível dessa reviravolta são os imponentes canteiros de obras, preparando-se para receber a Neue Klasse a partir de 2026. Um investimento considerável de 650 milhões de euros foi destinado à construção de quatro edifícios, bem como uma nova linha de montagem de veículos com áreas logísticas e uma oficina moderna. A extensa reorientação assegura um futuro a longo prazo para a unidade em Munique, representando também um investimento significativo na Baviera como localização industrial.
“Tal como na década de 1960, uma Neue Klasse está novamente a lançar as bases sobre as quais a nossa fábrica se reinventa. O fato de esta transformação abrangente ocorrer ao mesmo tempo que cerca de 1.000 veículos por dia são fabricados atualmente é uma prática comum em Munique e é possível graças ao excelente desempenho de todos os nossos funcionários. Estamos muito satisfeitos por guiar a fábrica de Munique para um futuro totalmente elétrico – começando com o sedã Neue Klass”, frisa Peter Weber, diretor da fábrica do Grupo BMW em Munique.
Para otimizar o espaço na localização central de Munique, a produção tradicional de motores foi realocada para Hams-Hall, no Reino Unido, e Steyr, na Áustria, encerrando uma tradição de cerca de 70 anos na fábrica-mãe. Cerca de 1.200 colaboradores foram capacitados em diferentes estratégias de produção em Munique ou assumiram funções em outras partes da rede de produção.
Assim como nas transformações ocorridas na década de 1960 e em todas as mudanças subsequentes, a atual metamorfose da fábrica do Grupo BMW em Munique está em pleno andamento, mesmo durante a continuidade da produção. Diariamente, cerca de 1.000 veículos, incluindo o BMW Série 3 e o BMW i4, são produzidos na mesma linha de montagem.
A abrangente reestruturação da fábrica não apenas assegura um futuro sustentável e duradouro para a unidade em Munique, mas também representa um investimento significativo na Baviera como uma localização industrial estratégica.
Transição suave para a eletromobilidade
A transição para veículos elétricos em Munique não é repentina. Desde 2015, a fábrica tem produzido modelos híbridos plug-in, e em 2021, o BMW i4 tornou-se o primeiro veículo totalmente elétrico a ser produzido na mesma linha de produção dos veículos a combustão. A partir de 2026, a produção da Neue Klasse será paralela aos modelos existentes, consolidando-se como exclusivamente elétrica até o final de 2027. Assim, será a primeira unidade global a fabricar exclusivamente veículos totalmente elétricos.
A era dos veículos com motores de combustão em Munique chegará ao fim 75 anos após o lançamento do BMW 501 em 1952. Além disso, após o arranque nas novas fábricas em Debrecen, na Hungria, e em Munique, os veículos Neue Klasse também serão produzidos em Shenyang, na China, e em San Luis Potosí, no México.
Digitalização na produção: BMW iFACTORY
A fábrica de Munique tem adotado os princípios do BMW iFACTORY para garantir máxima flexibilidade e eficiência em sua transformação. A digitalização abrangente, baseada em ciência de dados, inteligência artificial (IA) e virtualização, otimiza processos e oferece suporte aos funcionários em seu trabalho, proporcionando uma experiência de produção excelente em toda a rede do Grupo BMW.
Foto: BWM