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As inovações digitais do Grupo BMW

As inovações digitais do Grupo BMW

As últimas inovações digitais do Grupo BMW vão desde óculos de realidade aumentada até parcerias estratégicas para estacionamento automatizado

A experiência digital dentro dos carros atuais e futuros assume o centro das atenções com as inovações digitais anunciadas pelo Grupo BMW. Os projetos da marca que estão em desenvolvimento oferecem uma visão de futuro e foram apresentados ao público no início do ano, durante a CES 2024. Quando experimentados durante o evento de apresentação, o público pode comandar remotamente um BMW iX, explorar o potencial dos óculos de realidade aumentada durante uma viagem e experimentar a nova capacidade generativa de inteligência artificial (IA) do BMW Intelligent Personal Assistant, alimentado pelo Alexa Large Language Model (LLM), que proporciona respostas rápidas sobre os recursos do veículo.

Sistema operacional BMW 9

A novidade “Beach Buggy Racing 2″ oferece a oportunidade de competir, entre dois jogadores no veículo, em modo de tela dividida, com controladores de jogos adequados, conectados sem fio ao BMW Operating System 9. Além disso, o AirConsole App já permite jogos individuais e multijogador, com adições constantes à seleção de jogos, dentro dos carros da BMW.

Vale lembrar ainda que o BMW Digital Premium, focado em entretenimento e personalização, está disponível opcionalmente para modelos com BMW Operating System 9. O BMW Digital Premium oferece acesso a todos os aplicativos disponíveis no país do cliente. Ele ainda cobre o uso de dados necessários e oferece funções de navegação avançadas e opções adicionais de personalização.

Entretenimento de vídeo

Além do BMW Theatre Screen com Amazon Fire TV integrado no compartimento traseiro do BMW Série 7, os clientes da marca poderão ainda desfrutar de conteúdo de vídeo no display central. O Grupo BMW otimizou o sistema operacional TiVo para streaming de vídeo no carro ao introduzir o DTS AutoStage Video Service. Entre as possibilidades dos programas de entretenimento estão canais ao vivo e bibliotecas de mídia sob demanda, cobrindo as categorias notícias, esportes, entretenimento infantil, filmes e séries de TV.

Além disso, a plataforma tem sido implementada em modelos executivos e de luxo, com expansão gradual para outros modelos ao longo de 2024. Atualmente, o Video App está disponível nos Estados Unidos, Reino Unido, Coreia do Sul, França, Itália, Alemanha e Espanha, e em breve chegará ao Japão. O portfólio de plataformas de streaming de vídeo continuará em expansão e será gradualmente implementado em outros países.

Óculos de realidade aumentada

Esses dispositivos têm se tornado populares, uma vez que prometem oferecer, no futuro, informações e experiências aprimoradas para condutores e passageiros, complementando os displays do veículo. Além disso, estão nos projetos do Grupo BMW desde 2008. A empresa tem ainda se dedicado ao avanço da tecnologia AR/MR desde ao explorar aplicações para head-mounted displays em pesquisas.

Recentemente, os engenheiros da BMW conseguiram exibir com sucesso conteúdo estável de realidade aumentada e mista aos passageiros em um veículo em movimento, mantendo a imagem segura mesmo em situações desafiadoras. Essa conquista é resultado da integração do sistema de rastreamento do dispositivo AR/MR aos dados do sensor do veículo.

Além disso, ao longo dos anos, a companhia desenvolveu sua expertise em dispositivos AR/MR, apresentando projetos como o MINI Augmented Vision (2015), colaborações com Meta Reality Labs (2022 e 2023), os ConnectedRide Smartglasses da BMW Motorrad e a M Mixed Reality Driving Experience. A função Augmented View nos modelos BMW e MINI atuais oferece aos motoristas uma transmissão de vídeo ao vivo aumentada com informações adicionais para facilitar a navegação.  No campo de inovações XR relacionadas a veículos, a empresa registrou quase 70 patentes nos últimos anos.

“Graças às recentes colaborações de investigação com Meta Reality Labs e XREAL, fizemos progressos consideráveis nos nossos preparativos para a integração de dispositivos XR externos na nossa experiência de condução em modelos de produção. Estamos orgulhosos de liderar o caminho aqui e estamos bem preparados para oferecer aos nossos clientes experiências XR de tirar o fôlego no futuro”, disse Peter Lehnert, Vice-Presidente de Pesquisa, Novas Tecnologias e Inovações em Carros Digitais do Grupo BMW.

Parceria estratégica com a Valeo

O Grupo BMW e a Valeo estabeleceram uma parceria estratégica para desenvolver soluções de estacionamento automatizado de nível 4. Isso inclui o desenvolvimento de soluções para manobrista automatizado (Automated Valet Parking – AVP). Em resumo, o veículo procura sozinho uma vaga de estacionamento disponível, manobra para dentro da vaga e depois sai dela novamente, podendo até retornar à área de coleta para ser recolhido pelo motorista.

Além disso, existe o sistema de teleoperação, que oferece controle completo em situações que poderiam ser muito desafiadoras para sistemas totalmente autônomos, como em ambientes complexos ou desconhecidos. A tecnologia utiliza imagens de câmeras ao vivo para guiar e movimentar o veículo, abrindo possibilidades para estacionamento em eventos, aeroportos e logística.

Assistente de voz BMW

O BMW Intelligent Personal Assistant, impulsionado pela Alexa LLM (Large Language Model), é apresentado como o maior especialista em veículos. Essa ferramenta oferece instruções e respostas rápidas de maneira humana e conversacional. O Grupo BMW e a Amazon colaboram para integrar recursos de assistente de voz LLM, preparando-se para um possível lançamento em série. A interação linguística avançada, baseada nos LLMs, oferece respostas mais naturais e diálogos semelhantes aos humanos, elevando a experiência do BMW Intelligent Personal Assistant.

Foto: Grupo BMW



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