/
/
Como a experiência do cliente está redefinindo o marketing?

Como a experiência do cliente está redefinindo o marketing?

Especialistas se reuniram durante o Seminário de Customer Experience Insights no Hilton, em São Paulo, para debater o tema.

Fazer marketing já não é mais a mesma coisa. “Ao invés de buscar esforços para ‘marketear’, eu hiperpersonalizo um produto ou serviço de acordo com o que o cliente pede. Esse é o desafio”, disse Jacques Meir, diretor executivo de conteúdo do Grupo Padrão ao dar início ao painel que discutiu, durante o Seminário Customer Experience Insights, o novo papel do marketing.

CDO da iCustomer, da Plusoft, Bruno Alves, disse que as empresas estão sendo constantemente desafiadas pelo consumidor a prestar um atendimento melhor. “A hiperpersonalização exige que a gente se reinvente e entenda com quem está falando”, disse o executivo. Para isso, reforçou, é importante contar com plataformas robustas. “Os consumidores pertencem a diversas tribos ao mesmo tempo. Se não melhorarmos o processo, não entregamos uma melhor experiência”, disse.

O fato é que clientes e consumidores esperam uma experiência personalizada em todos os níveis de contato e personalização. “É preciso fomentar conversas para ajudar as marcas a criarem experiências cada vez mais personalizadas e únicas a partir de dados e interesses”, disse Adriana Rocha, CEO e cofounder da ecGlobal Solutions Research. A executiva destacou ainda que as pessoas não veem mais como concorrentes empresas do mesmo setor, mas sim serviços disruptivos, como Uber e Amazon. “Elas não separam mais por setor. E corresponder a essa expectativa é um desafio enorme”.

Qual é a sua tribo?

Fundadora da Trigg, Marcela Miranda falou que, diferente de um banco tradicional, que tem uma base madura, a fintech teve que ir às ruas para entender o comportamento do cliente. “Íamos na casa das pessoas e ficávamos quatro horas ali para entender o dia delas: como pagavam o transporte, se tinham filho, quantas vezes por semana iam ao mercado… Tudo isso para identificar grupos por afinidades”, revelou.

Marcela disse também que o time da Trigg está a todo o tempo acompanhando métricas para identificar eventuais problemas, como a queda do número de transações (neste caso, uma das estratégias é lançar um push de promoção) ou mesmo uma redução no ritmo de novos clientes. “Tenho paineis espalhados por toda a empresa olhando para isso”, diz.

Marcelo Rodrigues, CEO da 2CX, empresa de soluções cognitivas, concorda. E afirma que uma das formas de se ter uma experiência positiva é unindo startups e grandes corporações. “Uma startup de Israel, por exemplo, desenvolveu um processo que define o momento mágico com o cliente”, explicou. A própria 2CX, diz ele, consegue hoje dizer qual o melhor horário para falar com o público universitário no Nordeste. “O processo virou jornada. E a tecnologia é apenas um acessório”.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]