Pesquisar
Close this search box.
/
/
Os erros e acertos de Sky, Fleury e OLX

Os erros e acertos de Sky, Fleury e OLX

Executivos das empresas falaram durante o Seminário de Customer Experience Insights sobre os desafios de acompanhar a jornada do consumidor

“O erro é constante. O importante é errar e consertar rápido”, disse Patrícia Maeda, gerente sênior de negócios do Grupo Fleury, durante o Seminário de Customer Experience Insights, evento organizado pelo Grupo Padrão. Ao lado de outros executivos, ela falou sobre o desafio de transformar a experiência dos pacientes em algo mais digital. Segundo Patrícia, o laboratório chegou a lançar um app para agendamento de exames, mas a tentativa não foi tão assertiva. “Exames têm restrições que os nossos clientes, obviamente, não sabem. Quando colocamos esse processo no app ficou tão complexo que muitos desistiam na segunda tela. O processo não era finalizado”, lembra. A executiva disse que, na época, quem liderou o processo foi a área de contact center, que é a responsável pelos agendamentos. A experiência serviu de lição para mostrar a importância de combinar mindsets. “Quando a digitalização é colocar apenas processos atuais no digital, a experiência pode ficar muito pior”, disse.

Mediador do painel “Como redefinir a jornada do consumidor de modo mais fluido, com experiências marcantes e distintas”, Marcelo Coutinho, da EAESP/FGV, destacou que a Apple mesma chegou a criar um app de saúde que não trazia o calendário de ciclo menstrual, uma falha que foi percebida depois pelos doze homens que desenvolvera a ferramenta.  “Se você não escuta o consumidor não vai haver transformação”, alertou Coutinho.

Aprendizados

Na OLX, Thiago Magalhães, head de consumer insights da empresa disse que ainda se assusta com a velocidade da transformação digital. “Temos que conhecer o que está acontecendo lá fora e criar um cenário de inteligência para dar um passo à frente dos consumidores”, disse. O executivo mencionou que em um determinado momento a plataforma passou a aceitar trocas dentro dela, o que não foi muito bem aceito. “A princípio achávamos que as pessoas tinham um entendimento de que isso poderia desvalorizar os produtos que estavam lá”, lembra Magalhães. Depois de estudos internos e pesquisas com usuários, a OLX percebeu que o problema não era a troca, mas sim quando ela não era boa para uma das partes. “Foi um aprendizado. No fundo, o usuário só quer uma boa negociação”. Magalhães destaca ainda a preocupação com a reputação dos parceiros. “Buscamos empresas com bagagem e capazes de entregar uma experiência tão boa quanto a nossa”, afirma.

Diretor de gestão da base de clientes da Sky Brasil, Fabio Toledo destacou a Amazon Go como exemplo de experiência sem fricção e disse um dos erros da empresa foi criar uma área de transformação digital separada da área de clientes. “A preocupação em reduzir custos e chamadas no contact center fez com que a experiência não fosse boa. Hoje, as duas áreas atuam juntas. “Sem dúvida, nosso foco hoje não é reduzir custos, mas sim melhorar a experiência e reduzir o churn (taxa que indica o cancelamento de clientes)”, garante Toledo.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]