Pesquisar
Close this search box.
/
/
Experiência: o diferencial estratégico para o consumidor

Experiência: o diferencial estratégico para o consumidor

Produtos? Durabilidade? Não! O mais importante é criar memórias que valham ser retomadas

Esqueça produtos perenes, qualidade, durabilidade. Na era da obsolescência programada, a experiência é o que realmente se leva do processo de compra.
Transcendemos a era do produto, agora o que vale é a sensação. Cores, aromas. Tratamento diferenciado, tecnologia aliada à conveniência do cliente.

Mas por que devemos privilegiar experiência em vez de produtos?

Porque a maioria das pessoas quer ser feliz e essa é a sua maior busca. Há economistas que pensam que a felicidade é o melhor indicador de saúde social. Portanto, uma das maiores questões da atualidade é: como gastar o seu dinheiro?

Há uma premissa básica que a maioria considera sobre o assunto: um objeto físico dura por mais tempo e pode nos deixar felizes por mais tempo do que uma experiência consideravelmente rápida, como um show ou uma viagem.

Mas, segundo uma pesquisa recente, essa ideia está completamente errada. ?Um dos inimigos da felicidade é a adaptação?, afirma o Dr. Thomas Gilovich, professor de psicologia na Cornell University, que estuda a relação entre dinheiro e felicidade há mais de duas décadas. ?Compramos coisas que nos fazem felizes, mas apenas por um tempo. Coisas novas são empolgantes no começo, mas depois nos adaptamos a elas?. E elas se tornam normais.

Portanto, o professor sugere que em vez de comprar um iPhone ou uma BMW, você faça uma viagem ou compareça a um evento.

Pensando nisso, a empresa O Melhor da Vida resolveu vender experiências e permitir às empresas que estejam associadas a elas. Desde um passeio de helicóptero pela cidade a jantares, de saltos de paraquedas a ralis a pé, a empresa acredita que isso pode trazer valor ao cliente por meio de experiências únicas.

“Dessa forma, o brand experience se torna uma ferramenta importante para fortalecer a relação das marcas com seus consumidores. Ele gera envolvimento e fixação da marca, satisfação do cliente e reforça a personalidade da marca”, define Jorge Nahas, CEO do site O Melhor da Vida.

Não só personifica a marca na vida do cliente, como essa estratégia de marketing também é capaz de afetar diretamente na satisfação do consumidor com a empresa, definindo sua lealdade e, inclusive, a possibilidade de realizar um boca a boca a favor dela. Afinal, com uma experiência positiva e marcante, o cliente irá divulgar esse bom momento para outras pessoas, tornando-se provavelmente um defensor da marca. “Em muitos casos, isso significa ainda a compra de um produto, mas em outros, pode significar simplesmente saber que a marca existe”, ressalta o executivo. “O cliente que tem uma experiência de marca que considera boa e relevante  provavelmente transmitirá isso para mais clientes em potencial.”

Como disse Raashi Bhalla, criativa de estratégia do Pinterest,  ?é importante achar formas de garantir que o usuário use todo o cérebro, aliando, por exemplo, de boas histórias a uma boa imagem?.

Nada melhor do que algo que alia sensações e desperta a memória para o que uma marca pode oferecer de melhor: experiências que valem ser contadas e relembradas.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]