Pesquisar
Close this search box.
/
/
Experiência do cliente: como equilibrar segurança e interação?

Experiência do cliente: como equilibrar segurança e interação?

Executivo do grupo GPA avalia que equilíbrio pode ser encontrado em estratégias omnichannel

Quanto mais se cria mudanças com base em resultados tecnológicos, há mais evolução para a humanidade. A capacidade de interação na jornada do cliente é aprimorada com a digitalização. Com isso vão surgindo possibilidades de engajamento tanto nos ambientes digitais, como nos físicos. Ao mesmo tempo, é preciso estar cada vez mais atento à segurança digital. Afinal, a cibersegurança é um importante aspecto da experiência do cliente. Mas dá para falar que é o mais importante?

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

De acordo com João Mariano, diretor de experiência do cliente do grupo GPA, a cibersegurança é um importante recurso para prevenir, identificar e eliminar vulnerabilidades que possam comprometer a infraestrutura tecnológica de uma companhia e consequentemente, a segurança dos dados digitais.

“No entanto, acredito que precisamos entender a experiência do cliente como uma somatória de fatores: conhecimento do cliente e seu comportamento de consumo, atendimento humanizado e segurança”, afirma.

“No GPA temos um pilar dedicado para o digital que visa o avanço no modelo omnichannel em todas as bandeiras do grupo e a segurança norteia todos nossos projetos para alavancar as vendas no país. Entre os projetos, há uma preocupação com a excelência no atendimento ao cliente: fazer o básico bem-feito e demonstrar em cada detalhe das nossas operações a paixão pelo consumidor”, explica o executivo.

A organização também foca no pilar de ESG e cultura, que visa a entrega dos compromissos de ESG (temas ambientais, sociais e de governança corporativa) e no top line como forma de aumentar as vendas em todos os canais.

A experiência do cliente e jornada de compra

João Mariano conta que a companhia trabalha para promover a melhor experiência de compra nas lojas, sites e aplicativos, integrando os ambientes digitais e físicos.

“Sendo assim, dentro do ecossistema omnichannel, o consumidor busca aliar a praticidade de comprar um produto on-line e retirá-lo na loja física mais conveniente (click&collect), ou receber no conforto da sua casa, sem enfrentar filas, e, ainda, ter segurança de que o produto está disponível em estoque, seja na loja que o está atendendo ou nas nossas centrais de distribuição”, exemplifica o diretor de experiência do cliente.

Mas como proporcionar experiências atraentes e inovação em um ambiente digital seguro? No GPA, os programas de fidelidade Clube Extra e o Pão de Açúcar Mais são as estratégias utilizadas para oferecer ao consumidor uma experiência diferenciada e personalizada na hora da compra por meio de prêmios, descontos e parcerias.

Leia Mais: 5G, smart cities e a próxima onda da transformação urbana brasileira

Na seção “Meu Desconto”, as platafornhecemos, mais identificado com a marca ele se sente, gerando uma real conexão. E quando essa relação ainda tramas indicam produtos em promoção de acordo com o perfil de consumo do cliente. Elas também podem sugerir ofertas personalizadas baseadas em compras anteriores. É possível ainda saber um pouco mais sobre os hábitos de compra, como os itens mais procurados, e sugeri-los nas próximas compras.

“Quanto mais o cliente enxerga que o coz vantagens e economia nas compras, a tendência é continuar com aquela loja por saber que vai encontrar aquilo que precisa, da forma que prefere”, reforça.

Ou seja, a fidelização inteligente é aquela que une o melhor dos dois mundos: tecnologia e experiência.

Leia Mais: Cashback: como funciona o benefício para empresas e consumidores

Conciliar a melhor experiência e a Lei de Proteção de Dados

Outros elementos que moldam o que se espera da experiência do cliente são a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o avanço do 5G no país. Por isso, para garantir a privacidade e a proteção dos dados pessoais dos consumidores, o grupo GPA adota as práticas de segurança adequadas. Entre elas o uso de técnicas de criptografia e outros sistemas de segurança da informação em consonância com a legislação vigente.

“Para a manutenção de um ambiente seguro para todos, orientamos os clientes a adotarem boas práticas de segurança em relação a sua conta e aos seus dados. Por exemplo não compartilhar a senha com terceiros e usar senhas fortes. Além disso, caso tomem conhecimento de algo suspeito que comprometa a segurança das informações, entrem em contato conosco”, pontua o profissional.

“Com a LGPD, os consumidores devem consentir que os dados pessoais sejam coletados, processados e armazenados em ambiente seguro e o cliente tenha controle sobre seus dados, quem tem acesso a eles e em qual momento”, completa João Mariano.

Vale ressaltar que o grupo GPA não utiliza os dados pessoais dos clientes. Só são coletadas informações de comportamento de consumo, garantindo o sigilo das informações compartilhadas.

Possibilidades que chegam junto com a rede 5G

Já em relação ao 5G, o executivo espera uma melhoria na conectividade, impactando o negócio desde a experiência de compra e o user experience (UX) como ao efetuar pagamento. Mas o horizonte é o aprofundamento em tecnologias, como  realidade aumentada, lives commerce, lives marketing e metaverso.

“O 5G contribui também para melhor uso de dados e utilização de inteligência artificial (IA) para aprimorar os processos. Outra vantagem é garantir maior estabilidade nas operações em períodos de alta demanda”, finaliza.

Conheça o Mundo do CX

No Brasil, o 5G já chegou às capitais Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre e, mais recentemente, São Paulo. Segundo a Anatel, a ativação do sinal ocorreu devido ao número expressivo de pedidos para instalação de antenas do 5G. As solicitações superaram o que estava previsto no edital que autorizou o uso da nova tecnologia.

De acordo com as regras do edital, nessa primeira fase seriam necessárias, no mínimo, 462 estações ativas até o dia 29 de setembro. Até esta terça-feira a agência reguladora já havia recebido 1.378 pedidos de licenciamento na faixa de 3,5 GHz. O número corresponde a quase o triplo de antenas que deveriam ser instaladas na cidade até o final do ano.


+ Notícias

5G suprirá as necessidades que o 4G ainda não supriu para os consumidores?

Banco Inter dá dicas de como alcançar excelência no atendimento ao cliente

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]