Pesquisar
Close this search box.
/
/
Experiência do cliente acontece antes da decisão de compra

Experiência do cliente acontece antes da decisão de compra

Melhorar a experiência do cliente nos canais online e investir na IA generativa estão entre as atitudes a serem tomadas pelas empresas para se aproximar dos consumidores

Em um cenário cada vez mais competitivo, pensar na experiência do cliente antes mesmo de ele se tornar um comprador da sua marca é estar à frente da concorrência. A conexão com o consumidor pode trazer grandes benefícios para as empresas, mas é importante que as estratégias comecem cedo. Isso requer posicionamento, aumento da presença online e agregar valor ao produto oferecido.

Outro ponto fundamental é usar, cada vez mais, as inovações tecnológicas como aliadas nesse processo. As redes sociais não podem ficar fora desse processo, uma vez que impactam na tomada de decisão, prova disso é que as publicidades e promoções direcionadas nesses canais tendem a chamar a atenção de 32% dos brasileiros. Na geração Z, esse percentual sobe para 43%. Os dados são do estudo Global Consumer Insights Pulse Survey – Brasil, da PwC, divulgado em setembro de 2023.

Melhorar a experiência do consumidor nos canais online também é fundamental para as companhias, uma vez que 69% dos brasileiros pretendem aumentar suas compras no e-commerce nos próximos seis meses. Além disso, outros 62% fazem suas aquisições diretamente no site da marca.

Leia mais: Como o quiet luxury se tornou uma tendência além da moda

Mecanismo de busca na experiência do cliente

O processo de compra não começa quando o cliente entra no site da loja, ou no e-commerce, para colocar os itens desejados no carrinho. A experiência do cliente tem início no momento em que ele decide que comprará algo. A partir de então, ele passa a reunir informações necessárias sobre o produto desejado nos canais disponíveis. Isso envolve pesquisa, comparação de preço, leitura de avaliações de outros consumidores e a busca pelos varejistas ideais.

Nesse processo, 63% dos brasileiros classificam os mecanismos de busca como a principal fonte de informações antes da compra. Em segundo lugar estão os próprios sites dos varejistas, com 46% dos votos. 35% das pessoas afirmaram ler o que outros compradores disseram nos canais disponibilizados pelas companhias. Já os sites de comparação de preço são visitados por 21% dos brasileiros com intenção de compra, sendo a maioria da geração Z.

No Brasil, redes sociais, como Facebook e TikTok, estão entre os principais canais usados para pesquisar itens e aparecem com 32% dos votos da pesquisa. Enquanto isso, os sites varejistas são opção de 46% dos consumidores. A pesquisa mostrou ainda que mecanismos de busca, como o Google, estão entre os preferidos do público, com 63% de escolha entre os ouvidos pelo estudo.

Além disso, investir na publicidade e nas promoções da marca pode atrair 49% do público que toma suas decisões de compras com base em anúncios que levam diretamente para ofertas e promoções. Por outro lado, 46% são atraídos pelos anúncios patrocinados das redes sociais.

Assine nossa newsletter! Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Como a IA generativa pode ser aliada da experiência do cliente

As decisões de compras estão cada vez mais baseadas em tecnologia, e a IA generativa tem conquistado os consumidores. Nesse cenário, os varejistas têm em mãos a oportunidade de revolucionar a maneira como consumidores exploram, avaliam e decidem o que irão adquirir com ferramentas de inteligência artificial (IA).

O aumento das funcionalidades de IA pode ser decisivo nos comportamentos de consumo do futuro. Atualmente, 50% dos brasileiros se dizem interessados em usar chatbots para buscar informações sobre os produtos antes da decisão de compra, e essa busca por mais detalhes representa o interesse de 50% do público da pesquisa na função de um chatbot. Além disso, a ferramenta é usada por 45% dos consumidores para buscar suporte diretamente com a marca. Outros 44% fazem dessa tecnologia um método para saber quais os horários de entrega e disponibilidade do produto.

Quem são os consumidores amigos da IA?

Com as decisões de compra baseadas em tecnologia, é necessário entender qual o comportamento do consumidor nesse processo de adoção das novas ferramentas e mercado. Eles estão divididos em quatro grupos.

Adeptos da tecnologia:

São os clientes que gostam de comprar a tecnologia mais atual. Esses têm o objetivo de aumentar os gastos com produtos, são usuários do metaverso e têm grande interesse em chatbots.

Entusiastas da tecnologia:

Aqueles que experimentam antes da maioria das compras. Normalmente, tendem a optar pelas lojas físicas, não são adeptos ao metaverso, e há algum interesse em chatbots.

Leia mais: Nescafé quer democratizar o consumo de cafés especiais no Brasil

Tolerantes à tecnologia:

Esses compradores passam a consumir a tecnologia mais recente quando ela já se tornou amplamente utilizada. Os anúncios e vinculados a promoções tendem a ser mais tentadores para eles. Esse público também não usa metaverso e tem algum interesse em chatbots.

Resistentes à tecnologia:

Esse público só usa as novas ferramentas tecnológicas quando há necessidade para isso. Normalmente, são as pessoas com mais de 75 anos e baby boomers. O interesse em chatbots é pouco, e o uso do metaverso é descartado.

No Brasil, 37% dos ouvidos pela pesquisa são entusiastas. Já os tolerantes somam 28%. Os resistentes são 13%. Dos entusiastas brasileiros, 65% são millennials, enquanto os tolerantes e resistentes são, respectivamente, os tolerantes e os resistentes. Esses resistentes, que somam 13%, usam a tecnologia apenas em caso de necessidade.

Conheça o Mundo do CX

Marcas podem adotar medidas em relação à busca por tecnologia

Aperfeiçoar a estratégia de buscas, como o SEO, possibilita que o público não fique restrito à busca pela palavra-chave. Além disso, é importante ter um conteúdo de relevância e qualidade. A IA generativa precisa também que haja à disposição do cliente, incluindo uso de chatbots e assistentes virtuais, análise de conteúdo gerado pelos usuários e otimização de estratégias de precificação.

Investir em dados para aplicativos de IA também é uma solução que pode otimizar questões como cadeia de suprimentos e precificação. Ainda é possível adotar uma abordagem para a IA generativa com experimentações e visualizações virtuais. Recomendações inteligentes de produtos, bem como o uso de assistentes virtuais, análise de conteúdo gerado por usuários e otimização das estratégias podem ser boas soluções.



+ NOTÍCIAS
Opinião de CEOs sobre uso de IA evidencia preocupação com ataques cibernéticos
Brasileiros preferem os pontos de contato presenciais para receber publicidade, aponta Kantar

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]