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Uma semana que vai além do consumo

Uma semana que vai além do consumo

Jason Ward, Vice-Presidente de Pessoas, Clientes e ESG da Azul Linhas Aéreas, exclusivo para a Consumidor Moderno

Há algumas datas tradicionais no ano em que os consumidores brasileiros esperam ansiosos para aproveitar as promoções de produtos e serviços. Muitas vezes é atendendo aos desejos e expectativas dos consumidores que podemos inovar, surpreender, fidelizar clientes existentes e conquistar a confiança de novo clientes. Não seria diferente, portanto, com o Dia, que atualmente já se tornou Semana e até mesmo Mês do Consumidor. Períodos que ampliam ofertas e possibilidades.

Mas o nosso compromisso vai muito além do estímulo ao consumo – especialmente em uma data que, mais do que oferecer benefícios e vantagens, pretende reforçar os direitos e a importância de cada consumidor.  Nosso compromisso hoje é também reconhecer e agradecer os nossos clientes – os que escolhem a nossa companhia para viver a melhor experiência de voo. E pode haver muito mais por trás: uma viagem, uma conquista, um sonho realizado.

Temos todas as rotas importantes e uma malha ampla e diversa para conectar os brasileiros ao Brasil e a outros países, mas são os consumidores que guiam as nossas decisões desde os primeiros voos da Azul, há 15 anos. Sem essa direção que sempre procuramos ter dos nossos Clientes, não teríamos decolado tão rápido nem voado tão alto para conquistas importantes no setor e junto aos consumidores, incluindo premiações que nos colocam como referência em atendimento e CX. 

A nossa Experiência Azul, por exemplo, começou como um diferencial da nossa companhia, desde o início da nossa história, e é constantemente atualizada de acordo com a mudança de perfis dos nossos consumidores. Criada a partir da metodologia OPA – Observar, Perceber e Atender às necessidades e aos desejos dos nossos Clientes, essa experiência torna-se um diferencial por ser mais humana e personalizada, garantindo o melhor do começo ao fim de toda a jornada dos clientes – e não apenas quando estão a bordo de nossas aeronaves.

Ao seguir os passos recomendados por essas 3 letras da OPA, aprendemos que, por melhor produto ou serviço que oferecemos, eles podem não ser exatamente o que todos precisam ou gostariam. É por isso que aprendemos a olhar os desafios e problemas de cada cliente como se fossem únicos, e nossos – não apenas para pensar rapidamente em soluções, mas para transformá-los em oportunidade de melhoria para a Experiência Azul.

Enquanto a maioria das empresas tenta pensar nos caminhos para chamar a atenção do consumidor nessas datas, quem trafega na contramão é que tem feito a diferença. Antes de pensar na promoção ou desconto imperdível no Dia, Semana ou Mês do Consumidor, o ideal é saber quem são os seus consumidores (clientes) hoje e os potenciais clientes amanhã, bem como descobrir o que eles esperam de você. Só assim, as empresas podem pensar em soluções que encantem e fidelizem não apenas nessas datas repletas de ofertas e chamarizes, mas ao longo de todo ano e dos anos.

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