Pesquisar
Close this search box.
/
/
Uma semana que vai além do consumo

Uma semana que vai além do consumo

Jason Ward, Vice-Presidente de Pessoas, Clientes e ESG da Azul Linhas Aéreas, exclusivo para a Consumidor Moderno

Há algumas datas tradicionais no ano em que os consumidores brasileiros esperam ansiosos para aproveitar as promoções de produtos e serviços. Muitas vezes é atendendo aos desejos e expectativas dos consumidores que podemos inovar, surpreender, fidelizar clientes existentes e conquistar a confiança de novo clientes. Não seria diferente, portanto, com o Dia, que atualmente já se tornou Semana e até mesmo Mês do Consumidor. Períodos que ampliam ofertas e possibilidades.

Mas o nosso compromisso vai muito além do estímulo ao consumo – especialmente em uma data que, mais do que oferecer benefícios e vantagens, pretende reforçar os direitos e a importância de cada consumidor.  Nosso compromisso hoje é também reconhecer e agradecer os nossos clientes – os que escolhem a nossa companhia para viver a melhor experiência de voo. E pode haver muito mais por trás: uma viagem, uma conquista, um sonho realizado.

Temos todas as rotas importantes e uma malha ampla e diversa para conectar os brasileiros ao Brasil e a outros países, mas são os consumidores que guiam as nossas decisões desde os primeiros voos da Azul, há 15 anos. Sem essa direção que sempre procuramos ter dos nossos Clientes, não teríamos decolado tão rápido nem voado tão alto para conquistas importantes no setor e junto aos consumidores, incluindo premiações que nos colocam como referência em atendimento e CX. 

A nossa Experiência Azul, por exemplo, começou como um diferencial da nossa companhia, desde o início da nossa história, e é constantemente atualizada de acordo com a mudança de perfis dos nossos consumidores. Criada a partir da metodologia OPA – Observar, Perceber e Atender às necessidades e aos desejos dos nossos Clientes, essa experiência torna-se um diferencial por ser mais humana e personalizada, garantindo o melhor do começo ao fim de toda a jornada dos clientes – e não apenas quando estão a bordo de nossas aeronaves.

Ao seguir os passos recomendados por essas 3 letras da OPA, aprendemos que, por melhor produto ou serviço que oferecemos, eles podem não ser exatamente o que todos precisam ou gostariam. É por isso que aprendemos a olhar os desafios e problemas de cada cliente como se fossem únicos, e nossos – não apenas para pensar rapidamente em soluções, mas para transformá-los em oportunidade de melhoria para a Experiência Azul.

Enquanto a maioria das empresas tenta pensar nos caminhos para chamar a atenção do consumidor nessas datas, quem trafega na contramão é que tem feito a diferença. Antes de pensar na promoção ou desconto imperdível no Dia, Semana ou Mês do Consumidor, o ideal é saber quem são os seus consumidores (clientes) hoje e os potenciais clientes amanhã, bem como descobrir o que eles esperam de você. Só assim, as empresas podem pensar em soluções que encantem e fidelizem não apenas nessas datas repletas de ofertas e chamarizes, mas ao longo de todo ano e dos anos.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]