Pesquisar
Close this search box.
/
/
Experiência digital sem fronteiras

Experiência digital sem fronteiras

O Grupo Acticall Sitel reuniu um grupo de clientes em Miami, na Flórida, para compartilhar sua visão sobre o futuro da gestão e da experiência do cliente

Um ano após o Grupo Acticall adquirir a SITEL Worldwide Corporation, unindo o mindset empreendedor do primeiro com o foco em inovação e transformação digital do segundo, o Grupo Acticall Sitel reuniu um seleto grupo de clientes em Miami Beach, na Flórida, para comemorar o sucesso da nova fase e compartilhar as melhores práticas, ideias e inovações em experiência do cliente.

Presente em 22 países e com um faturamento de 1,4 bilhão de dólares, o grupo é responsável hoje por nada menos do que um bilhão de interfaces com clientes por ano. O Sitel Summit 2017, que teve como tema “Expanding the Digital CX Frontier” (“Expandindo a fronteira digital da experiência do cliente”), trouxe depoimentos e insights de grandes especialistas e líderes de indústrias.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Botshore

Um dos destaques do evento foi o conceito de botshore, a mais recente oferta do grupo. É evidente que os bots realizam um atendimento e fazem recomendações com base na análise do perfil do consumidor. Mas será que isso é suficiente? Na visão da empresa, as interações dos clientes com as empresas tendem a ser cada vez menos lineares – daí a necessidade de uma nova compreensão dessa relação homem-máquina. Resumindo: muitas empresas ainda atribuem aos robôs a tarefa de fazer a leitura de toda a experiência do cliente. Mas para que um robô com inteligência artificial se torne relevante, é necessário dizer-lhe o que é certo e o que não é. Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Outro painel – esse bastante provocativo – trouxe Peter Francis, vice-presidente de Digital da T-Mobile com dois conceitos que chamaram bastante a atenção: o de “digiwashing” e o de “human digital”. Tudo para dizer que as empresas precisam compreender que a experiência do cliente deve ser catalisada pelo digital e não limitada por ela. De novo: de nada adiantam apps e bots se o elemento humano for deixado de lado nas interações digitais.

E falando em digital, o Summit Sitel trouxe um case fantástico do Wyndham Hotel Group. Ao perceber o poder que boas fotos têm para alavancar os seus negócios, a rede hoteleira, que tem mais de 8.000 hoteis em 79 países conseguiu, em apenas seis meses, alimentar suas plataformas digitais com quase dois milhões de imagens. O projeto, feito em parceria com a Accenture, aumentou em 52% o número de reservas via mobile.

Instrutor de bots

Voltando ao conceito de botshore, o Grupo Acticall Sitel chamou a atenção para o surgimento de duas novas profissões: a de instrutor e de gerente de bots. “Temos uma equipe de desenvolvedores cuja missão é criar uma interface para que consultores treinem e gerenciem robôs”, diz Laurent Uberti, CEO do Grupo Acticall Sitel. Pode ser o fim da URA tradicional como conhecemos? Talvez. “Esses especialistas em tecnologia de informação e conhecimento do cliente liderarão o futuro do atendimento em botshore”, diz Uberti. “É um trabalho em grande parte humano e que requer um conhecimento real da experiência do cliente”, avalia Géraud Mazel, country manager do Grupo Acticall Sitel no Brasil.

De acordo com ele, o gerente de bots estará lá para supervisionar 20, 50 ou 100 bots operando em paralelo e só intervirá caso as equipes de atendimento em bots enfrentem algum obstáculo. “É esse processo de aprendizagem contínua que alimentará o mecanismo de inteligência artificial de um bot”, diz Mazel.  É evidente que, com o passar do tempo, os bots passarão a executar tarefas mais avançadas, mas não podemos nos esquecer de que, por trás de máquinas, são necessários “treinadores”. Afinal, para ser bem sucedida, a interação precisa ser feita com os clientes e não com os sistemas.

*Roberto Meir viajou a convite do Grupo Acticall Sitel.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]