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CM Entrevista: “Experiência do cliente é decisiva para marca forte e relevante”, diz diretor de marketing da Bauducco

CM Entrevista: “Experiência do cliente é decisiva para marca forte e relevante”, diz diretor de marketing da Bauducco

Com mais de 70 anos de tradição, a marca aposta em experiência e inovação para se manter relevante na Páscoa — mesmo com alta do cacau.

Depois do Natal, a Páscoa é uma das datas mais aguardadas pelo varejo e também uma das mais estratégicas para a Bauducco. Com mais de 70 anos de história, a marca que começou com o imigrante italiano Carlo Bauducco soube transformar o apelo emocional das datas comemorativas em um elo com diferentes gerações de consumidores. Hoje, líder no setor de panettones, a empresa já ultrapassou a marca de 80 milhões de unidades produzidas globalmente e ampliou seu portfólio para categorias como wafers, bolos, torradas e biscoitos.

Presente no Brasil e nos Estados Unidos, onde mantém uma unidade em Miami, a Bauducco emprega mais de 7 mil pessoas no país e outras 150 no exterior. Mas, apesar da tradição, a companhia tem buscado novas formas de se conectar com o público.

A Páscoa, que representa a segunda data mais importante para a companhia, é um momento estratégico para inovar, ampliar o portfólio e criar experiências que diferenciam a marca. “Mais do que apenas comprar, os consumidores buscam experiências memoráveis”, afirma Luis Iannini, diretor de Marketing da Bauducco. “É por isso que apostamos em embalagens presenteáveis, variedade de tamanhos e ações promocionais que reforcem o vínculo emocional com a marca.”

A estratégia busca acompanhar mudanças no comportamento do consumidor, em um contexto marcado por inflação, alta no preço do cacau e maior racionalização nas compras. Segundo a Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas), o Brasil produziu 806 mil toneladas de chocolate em 2024, número estável mesmo diante da pressão nos custos. Já dados da Kantar indicam que, no mesmo ano, o consumo de chocolate durante a Páscoa cresceu 15% em comparação com 2023, com formatos mais acessíveis, como barras (que registraram alta de 22,5%) e caixas sortidas, que responderam por 45,3% do volume vendido.

O tradicional ovo de Páscoa, no entanto, perdeu espaço: caiu de 20% do total de vendas em 2023 para 12,6% neste ano. Para contornar esse cenário e manter a relevância, a Bauducco aposta na ampliação do portfólio com produtos como a Colomba Pascal, uma opção que alia tradição e custo-benefício. “A Bauducco® reforça seu compromisso de oferecer itens que traduzem a essência da Páscoa: momentos de afeto, de compartilhar sabor, com opções variadas para todos os gostos e idades, que vão de R$7,99 a R$38,99”, afirma Luis.

Mais que produtos, experiências

Diante das transformações nos hábitos de consumo, manter-se relevante é um desafio. Para a Bauducco, a resposta está em proporcionar experiências que aprofundem a conexão com o consumidor. “Entendemos que a experiência do cliente é um fator decisivo para a construção de uma marca forte e relevante”, diz o executivo.

A marca vem diversificando suas frentes de atuação com ações que vão desde colaborações com influenciadores e outras marcas, até experiências imersivas. Um exemplo é a Casa Bauducco, que oferece um ambiente acolhedor com forte inspiração italiana, reforçando o sentimento de nostalgia e tradição. Outro destaque é a Bauducco Loja, que apresenta itens exclusivos da linha B Exclusividades, promovendo uma jornada de compra sensorial.

“Nosso objetivo é fortalecer a conexão emocional com os consumidores, transformando cada interação com a marca em uma experiência marcante”, afirma Luis. Parte desse movimento também inclui se aproximar do público mais jovem, como a Geração Z — uma audiência estratégica para o futuro da marca.

“Esse movimento começou a se intensificar há cinco anos, quando revisamos nosso posicionamento de ‘Da família Bauducco para a sua família’ para ‘Um sentimento chamado Família’. Com isso, ampliamos a visão sobre o conceito de família e passamos a refletir estruturas mais contemporâneas”, explica o executivo.

Paralelamente, a marca observou o crescimento do digital e das redes sociais como espaços prioritários de consumo dessa geração. “Isso nos levou a repensar não só nossa comunicação, mas também nosso mix de meios, priorizando o ambiente digital para criar experiências mais autênticas e alinhadas ao jovem”, conta.

Tecnologia com alma

A tecnologia ganhou protagonismo na estratégia da empresa. A marca tem integrado Inteligência Artificial (IA) de forma pontual, mas estratégica, sempre com o cuidado de manter o toque humano. “A implementação da IA deve fortalecer nossa identidade, nunca a descaracterizar”, diz. “Atualmente, ainda estamos aplicando a tecnologia de forma pontual, mas já enxergamos todo o seu potencial para revolucionar a experiência do consumidor”, complementa.

Um exemplo prático é o uso de chatbot no SAC, agilizando o atendimento e oferecendo respostas mais personalizadas. Outro destaque é a campanha interativa criada pela Ampfy em março deste ano. Nela, embalagens de hambúrgueres e queijos se transformavam em mídia para a linha de pães de fermentação natural da Bauducco: ao escanear os produtos com o celular, o consumidor recebia sugestões de harmonização com os pães da marca.

Apesar dos avanços, a marca mantém os pés no chão. “Estamos apenas no início dessa jornada, e as oportunidades e os desafios são significativos. Mas temos clareza sobre um princípio fundamental: a tecnologia é uma ferramenta poderosa, mas é o toque humano que realmente faz a diferença. Isso é indispensável para a Bauducco”, finaliza Luis.

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