Pesquisar
Close this search box.
/
/
La Nave: um espaço para criar inovação com impacto social

La Nave: um espaço para criar inovação com impacto social

Consumidor Moderno Experience Summit visita ambiente dedicado a formar, acelerar e conectar empreendedores e inovação com impacto social. E se surpreende com uma dinâmica que mostrou o poder da criatividade

“Prática, treinamento e trabalho duro. Tempo para errar, tempo para pensar são necessários para desenvolver inovação”. Foi com essa reflexão que Juan Gasco, autor do livro Designpedia iniciou os trabalhos do Consumidor Moderno Experience Summit, na segunda parada do Innovation day no espaço La Nave. Este ambiente ganhou sua forma definitiva e atual há cerca de um ano, com o objetivo de formar, acelerar e conectar empreendedores que produzem inovação com profundo impacto social. Segundo Amália Vázquez, diretora do espaço, La Nave procura startups habilitadas a produzir inovação que façam diferença real na vida das pessoas. O empreendimento em si é uma releitura de uma antiga fábrica de elevadores que se conecta e apoia uma comunidade que foi duramente pela castigada pela crise financeira há 10 anos.

Na sequência, Alberto Levy, empreendedor serial, que saiu doo Brasil há 20 anos e radicado na Espanha, promoveu uma dinâmica intensa com o objetivo de fazer os participantes do Experience Summit a pensarem melhor sobre inovação, “a palavra mais falada que religião hoje em dia”.

O especialista chegou a trabalhar na Rede Globo de televisão, como programador, enquanto fazia mestrado em arte. Estudou no MIT para combinar tecnologia e arte – o que o aproxima de nosso conceito de tecnologista, apresentado por nós no Whow! Festival de Inovação. Um tecnologista é um profissional que usa a tecnologia como forma de expressão, com a mesma ambição que caracterizava os artistas plásticos de outrora.

Conferencista e mentor de startups em 4 continentes, Alberto Levy está à frente de dezenas de projetos de tecnologia, inovação e arte, inclusive com exposições realizadas no Moma. Ele convidou a plateia a pensar sobre criatividade, partindo da clássica premissa de que as crianças perdem essa capacidade a partir do momento em que entram na escola.

“Precisamos da criatividade porque ela faz a vida muito mais interessante. Uma forma de vida que adota originalidade e estabelece conexões únicas entre ideias distintas”, definiu o especialista. Ele propôs diversos exercícios, entre eles um no qual a delegação de mais de 150 lideranças foi dividida em grupos de 4 componentes. A ideia era pensar em 100 usos para um objeto simples, no caso um cabo USB.

O objetivo foi produzir pensamento incremental, diminuindo a inibição do grupo em compartilhar ideias, incentivando a usar todas as possibilidades imagináveis que a equipe oferece para atingir o resultado. Mas, sobretudo, o exercício ensinou o valor de construir ideias em equipe. Entre outras dinâmicas, Alberto também movimentou as pessoas, pedindo que todos mudassem de grupos e fizessem mapas mentais a partir de palavras aleatórias escritas individualmente por cada participante. Dessa forma, o pensamento divergente foi utilizado, ajudando a encontrar padrões e explorar tópicos.

Levy mostrou com suas dinâmicas o poder que a criatividade tem para resolver problemas, mobilizar equipes e reinterpretar a vida, dando a ela mais cor e sentido. Seu talento fez com a delegação do Consumidor Moderno Experience Summit incorporasse aprendizados de grande utilidade e aplicação prática para desenvolver e desbloquear as energias criativas de suas organizações.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]