Pesquisar
Close this search box.
/
/
Este pedaço de argila resultará na primeira escultura feita pela IA

Este pedaço de argila resultará na primeira escultura feita pela IA

O artista Mat Chivers falou com a Consumidor Moderno como quer aliar a IA e as impressões digitais das mãos de 1,5 mil pessoas em um projeto de arte

A evolução da sociedade passa pelas nossas mãos. Graças a elas, construímos ferramentas, produtos e tecnologias que nos fizeram evoluir como sociedade. Os polegares opositores, claro, tiveram grande influência nisso. E é exatamente com a ajuda das nossas mãos que o artista britânica Mat Chivers quer fazer a primeira escultura de arte contemporânea da história.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Explica-se: durante o evento C2, organizado na cidade de Montreal, no Canadá, Chivers deixou uma montanha de argila à disposição dos visitantes. Lá, cada um pega dois pedaços da terra e aperta bem firme, de maneira que o modelo das mãos e as impressões digitais se mantenham presentes.

A meta é pegar 1 500 amostras diferentes até o fim do evento, que vai ser na próxima sexta-feira (27). Aí entra a inteligência artificial.

Por meio das amostras, Chivers irá treinar uma inteligência artificial criada pela empresa Element AI. O objetivo é entender como interagimos com a nossa realidade material a partir do aperto da argila.

Algo subjetivo

A escultura, que pode-se dizer resultado de uma sinergia de tecnologia e dados humanos, será esculpida em rocha. Depois de pronta, fará parte do acervo do Museu de Arte de Joliette, na região metropolitana de Montreal.

O resultado ainda é algo distante de ser imaginado, segundo Chivers. Confira a conversa que o artista teve com a reportagem da Consumidor Moderno.

Qual é o objetivo do projeto?

Uma das coisas que estou interessando é como esse tipo de movimento criou as ferramentas que temos hoje. Por 2 000 anos, muitos seres humanos criaram materiais que mudaram o conhecimento e até mesmo como desenvolveram nossos cérebros.

O que mudou de milhares de anos para cá?

Mat Chivers – Há uma diferença enorme do que fazíamos antes e agora. Nós temos a capacidade de manipular e usar esses recursos para criar tecnologia. Isso define as características da nossa espécie. O que estamos tentando fazer é tentar, de um jeito, é mostrar como a inteligência artificial “parece”. A IA é algo que está em volta da gente, mas muitos se perguntam como ela se parece. Vamos tentar trazer essa relação sensorial das nossas mãos para fazer uma máquina construir.

E como essa análise vai funcionar?

A máquina vai escanear todas as amostras e entender a forma como as pessoas seguram objetos. A partir daí vai desenvolver uma série de dados para fazer a escultura. Estou fazendo um paralelo entre o impacto da inteligência humana e o da inteligência artificial.

E qual vai ser o visual dessa escultura?

Eu não faço ideia. Aí está a beleza do projeto e da arte. Vai parecer algo com uma mão, mas com certeza vai ter bastante diferente. Esse é o risco do projeto, que o deixa bem divertido.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]