Pesquisar
Close this search box.
/
/
Erros comuns que aumentam o gasto de energia elétrica

Erros comuns que aumentam o gasto de energia elétrica

Não retirar os aparelhos eletrônicos das tomadas é um dos descuidos que contribuem para o aumento da conta de energia elétrica

Com a falta de chuvas, os níveis de água dos reservatórios hidrelétricos continuam em queda e reduzir o consumo de energia é imprescindível. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), nos últimos meses tem vigorado a bandeira tarifária vermelha, o que significa um acréscimo de R$ 5,50 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos no mês.

No início do ano, a ANEEL implantou o Sistema de Bandeiras Tarifárias para indicar as condições favoráveis de geração de energia e definir as tarifações conforme classificação do consumo. Na bandeira verde, a tarifa não tem aumento; na amarela, sofre acréscimo de R$2,50 para cada 100 kWh. Enquanto na vermelha, a tarifa tem elevação de R$5,50 para cada 100 kWh.

Para Weverton Gesiel de Souza, docente do curso de Engenharia Civil da Anhembi Morumbi, existe uma justificativa técnica para a cobrança. ?A cobrança desses valores tarifados são justificados, pois o Brasil faz uso basicamente de duas fontes para geração de energia: a hídrica (hidroelétricas), que é a principal; e a fonte auxiliar/complementar, a base de carvão ou óleo (principais combustíveis utilizados nas termoelétricas). Algumas termoelétricas permanecem desligadas e são ligadas para suprir uma eventual demanda na produção de energia devido ao aumento do consumo, porém essa energia produzida pelas termoelétricas tem um maior custo na sua produção comparado às hidroelétricas O nível dos reservatórios hidroelétricos em baixa, devido à falta de chuva, diminui a capacidade de produção de energia sendo necessário ligar as termoelétricas com maior frequência?, explica o especialista em instalações elétricas.

Atentar-se aos erros comuns que aumentam o gasto de energia elétrica é o primeiro passo para evitar que o consumo alcance 100 kWh. É totalmente possível mudar hábitos e, consequentemente, economizar na conta de luz. Por exemplo, é possível calcular o consumo de energia por aparelho e o valor da conta em função do tempo de uso no site da PROCEL.

Confira os erros comuns listados e evite o gasto desnecessário de energia elétrica.

Stand by (modo de espera) – não retirar das tomadas os aparelhos eletroeletrônicos pouco utilizados representa até 12% de consumo de energia elétrica da residência;

Lâmpadas – não substituir as incandescentes pelas fluorescentes ou LED. A troca das lâmpadas incandescente pelas  fluorescentes ou LED reduz em 75% o gasto da energia;

Ar-condicionado – utilizar o equipamento com portas e janelas dos cômodos abertas. Não limpar os filtros com frequência. Não adquirir um aparelho com o Selo Procel Eletrobrás. Tais erros podem trazer um aumento em torno de R$ 200,00 na conta de luz no período de um ano;

Chuveiro – manter a potência em Inverno (quente). O chuveiro nesta posição inverno (quente) consome 30% a mais que na posição verão (morno);

Geladeira e freezer – abrir e fechar a porta da geladeira ou outro refrigerador toda hora e não verificar periodicamente se a borracha da porta está adequada. Usar a parte de trás do aparelho para secar panos de prato e roupas.

Fonte: Assessoria de Imprensa Anhembi Morumbi.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]