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Empresas verdes: queridinhas dos brasileiros

Empresas verdes: queridinhas dos brasileiros

A inovação faz bem, melhores escolhas dos consumidores motivam empresas a criar produtos e serviços mais conscientes

 

Um recente estudo realizado pelo Instituto Nielsen revelou que mais de 70% dos brasileiros estão determinados a se tornar fregueses de empresas verdadeiramente verdes. Inclusive com o desejo de ter um bom emprego nessas organizações.

A pesquisa foi conduzida entre agosto e setembro do ano passado. Mais de 28 mil pessoas com acesso à internet foram ouvidas em 56 países da América Latina, América do Norte, Europa, Oriente Médio, África, Ásia e Oriente Médio.

Os resultados do estudo revelam também que na América Latina só perdemos para a Colômbia, onde 86% da população estão interessadas em consumir de empresas sustentáveis. Ficamos lado a lado com o Peru e a Argentina.

Veja as principais questões abordadas pela pesquisa:

74% dos brasileiros se dispõem a comprar produtos de empresas sustentáveis;

70% dos investidores brasileiros preferem fazer seus investimentos e negócios nessas companhias;

72% dos brasileiros acham que a sustentabilidade deve ser a maior causa das empresas;

71% dos brasileiros dariam preferência a trabalhar em empresas sustentáveis, embora apenas 27% estariam dispostos a diminuir seus salários para ter uma vaga nessas companhias.

Pode ser o início de uma mudança de paradigma, onde as pessoas estão naturalmente se dando conta de que precisam consumir para sobreviver, mas sem necessariamente acabar com o planeta.

O painel do Conarec 2014. A inovação faz bem, melhores escolhas dos consumidores motivam empresas a criar produtos e serviços mais conscientes, com Fernando von Zuben, Diretor de Meio Ambiente da Tetra Pak, acontecerá no dia 10 de setembro, às 15h.

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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