Nos dias de hoje, empresas interessadas em ter um desempenho sustentável e consistente precisam pensar em temas e elementos que vão além do ponto central do próprio trabalho. Dentro desse contexto, fatores como sustentabilidade, diversidade, responsabilidade social são indispensáveis: precisam estar o tempo todo no pensamento de cada membro do board das empresas.
Não por acaso, existem consultorias especializadas em cada um desses temas: elas transformam a expertise em negócio, focadas na ideia de colaborar com cada uma das empresas que querem se preparar para este novo momento. A RobecoSAM, por exemplo, é líder em conhecimento sobre investimentos em sustentabilidade. Por isso, reúne dados e informações sobre a atitude das empresas a respeito do tema.
Dentro desse contexto, a companhia desenvolve o “Anuário de Sustentabilidade”, que avalia o desempenho de sustentabilidade corporativa em todo o mundo. Em 2018, a publicação avaliou mais de 3500 das maiores empresas mundiais.O reconhecimento é dividido entre categorias: Gold Class, Silver Class e Bronze Class – Classes Ouro, Prata e Bronze, respectivamente.
Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!
Naturalmente, as empresas que atuam com melhor desempenho em sustentabilidade são aquelas que se encaixam na categoria Ouro. A boa notícia é que existem algumas delas que atuam inclusive no Brasil, como Coca-Cola, Electrolux, Nestlé, Samsung, Sodexo e Unilever.
O reconhecimento, é claro, reflete esforços constantes das empresas. Esse não é um posto que se assume de um dia para o outro. A Sodexo, por exemplo, firmou um compromisso com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (“SDG’s”). Eles pautam o plano de Responsabilidade Corporativa da empresa, o Better Tomorrow 2025 (BT2025). A iniciativa, que foi lançada em 2009, tem o objetivo de desenvolver atividades que impactam positivamente os indivíduos, a sociedade e o meio ambiente nos 80 países em que a Sodexo está presente.
O plano BT2025, da Sodexo, é pautado em nove compromissos que reforçam a cultura da responsabilidade social em todo o negócio e enfatizam o importante papel que a empresa possui frente a questões globais de combate à fome, igualdade de gênero e conscientização sobre o desperdício de alimentos. Além disso, cada um deles tem um objetivo mensurável, permitindo que a Sodexo acompanhe constantemente seu progresso, e estão totalmente alinhados com os objetivos da ONU.
Confira a lista: