Pesquisar
Close this search box.
/
/
Empresas que levam o Brasil para além dos labirintos das últimas décadas

Empresas que levam o Brasil para além dos labirintos das últimas décadas

"É muito inspirador o fato de que existem empresas com capacidade de inovar e mudar, com competência para obter resultados expressivos"

O ano novo chegou repleto de expectativas. A exemplo de muitos outros momentos de nossa história, estamos diante de um cenário decisivo, no qual decisões erradas trarão custos insuportáveis no futuro próximo. Estamos em mais uma encruzilhada, na qual diluem-se e confundem-se as opções pelo atraso e pelo avanço, pelo crescimento e pela estagnação, pela nostalgia e pela evolução.

Literalmente, perdemos mais uma década. O PIB per capita somente voltará aos distantes patamares de 2011 ou 2014, em cenário positivo de crescimento com as reformas imprescindíveis, em meados da próxima década… Chega a ser alucinante atestar que conseguimos, nos últimos 50 anos, desperdiçar literalmente três décadas (ou todos já se esqueceram das fatídicas décadas de 1980 e 1990, que pouco acrescentaram em termos de crescimento econômico?), e, em que pese esse desempenho tenebroso, assistimos a uma passividade absurda de nossa população e governantes, no tocante à urgência na implantação e defesa de reformas extraordinárias e prementes.

O dado positivo é que, após alguns importantes ajustes econômicos conduzidos com maestria pela equipe econômica do governo, em conjunto com uma gestão mais rigorosa dos custos e gastos de empresas estatais, conseguimos recuperar a confiança necessária para conduzir o País rumo a um futuro melhor. Com isso, o espírito animal de nosso empresariado, tão maltratado pelos devaneios e desvarios de alquimistas irresponsáveis de outrora, voltou a se mostrar presente e investir ao vislumbrar as imensas oportunidades que despontam no horizonte próximo.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

É nesse contexto que começamos esse 2018, que pode vir a ser o ano mais promissor de toda essa década. Porém, temos o imenso desafio de ousar mais e decidir quem, onde e como queremos nos inserir no maravilhoso mundo das oportunidades sem fim, proporcionadas pela descoberta diária de tecnologias e inovações que facilitam nossas vidas, desafiam regras e modelos de negócios arcaicos e permitem que o sonho de milhões de pessoas ao redor do mundo global se torne realidade. Poderemos ter êxito nessa empreitada?

Uma resposta para esse desafio está na observação e no aprendizado com empresas que conseguiram apresentar resultados consistentes nos últimos anos, mesmo diante da recessão, equilibrando suas estratégias de gestão de clientes e geração de valor, como comprova o estudo de Empresas Notáveis, que este ano chega à 5ª edição – e que o leitor poderá conhecer em detalhes nesta edição de Consumidor Moderno.

O fato de existirem empresas com vontade de se superar, com capacidade de inovar, mudar, e com competência para obter resultados expressivos em qualquer cenário, é muito inspirador. E é também um sinal de que há talento e método para que o País como um todo consiga ser notável. Toda empresa notável também é consciente de suas limitações, ao mesmo tempo em que procura extrair o máximo de seu potencial. Uma lição simples e fundamental.

Infelizmente, há muito preconceito contra a visão empresarial, exacerbada por representantes ilegítimos do nosso melhor público corporativo que se jactam de serem gestores, quando, na verdade, mal dominam as ferramentas e os instrumentos que permitem aprimorar a performance do setor público, uma vez escolhidos para ali atuarem.

O grande aprendizado que podemos ter com empresas notáveis é justamente seu poder de seguir mantendo o foco, buscando a inovação, a compreensão e o relacionamento efetivo com os clientes, dentro de uma estratégia coerente e, ao mesmo tempo, flexível. Melhor ainda: são organizações capazes de escolher o caminho da evolução e do crescimento, tomando decisões difíceis mesmo diante da incerteza e da complexidade.

Há muito o que aprender com gestores reais, que sabem como engajar equipes de diversos matizes e perfis, conseguindo que colaboradores humildes e executivos extremamente qualificados trabalhem juntos em prol de um objetivo que não é o deles! Esta é a beleza da verdadeira gestão: ser uma metodologia capaz de atingir resultados a partir de equipes heterogêneas que trabalham espetacularmente bem, superando diferenças pessoais.

Este ano temos a chance de tomar decisões que irão impactar nossos próximos quatro anos ou mais. Executivos responsáveis precisam dedicar-se a influenciar mais e mais pessoas a perceberem que o Brasil ainda é um País a ser construído e com problemas tão urgentes e imponentes que demandam sacrifícios e escolhas difíceis. Estamos diante de uma encruzilhada, sem bússola, diante de grupos que irão exercer posições radicais, justamente para manter esse status quo e seus privilégios, levando a polarização a extremos inéditos.

Nada de bom poderá surgir de ânimos exaltados ou da falta de diálogo que mostre honestamente às pessoas que elas buscam não exatamente “candidatos”, mas referências, lideranças e perspectivas. É hora de superar a intolerância e a impaciência para trilhar um caminho focado na modernidade e no desenvolvimento de oportunidades para que cada brasileiro possa ousar mais, empreender, se livrar dos fantasmas do passado e construir o Brasil que cada um de nós espera e acredita, rumo a um País melhor.

Que 2018 seja o ano em que tomamos consciência de nosso potencial e de nossas limitações e que juntos possamos finalmente escrever uma história da qual possamos nos orgulhar.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]