Pesquisar
Close this search box.
/
/
Embedded Finance: a nova fronteira para inovação em serviços financeiros

Embedded Finance: a nova fronteira para inovação em serviços financeiros

Cada vez mais empresas do setor financeiro desenvolvem novas tecnologias para oferecer aos seus clientes diretos e indiretos soluções financeiras integradas

O avanço da digitalização de serviços financeiros em todos os setores tem sido responsável pela construção da infraestrutura que será usada na próxima onda de melhoria da experiência dos clientes. Por isso, cada vez mais empresas do setor financeiro desenvolvem novas tecnologias para oferecer aos seus clientes diretos e indiretos (B2B2C) a possibilidade de acesso aos seus serviços de forma integrada, tornando compras ou negociações mais personalizadas e sem depender de outros pontos de contato. A integração de soluções financeiras a um modelo de negócio já tem nome, tornando-se um conceito cada vez mais utilizado: o “embedded finance” (finanças integradas, na tradução livre).

Com as finanças integradas, os consumidores têm mais clareza na tomada de decisão, já que sua experiência é totalmente personalizada, e o serviço financeiro está na ponta. Ou seja, ao invés de adquirir um produto ou um serviço em uma empresa e buscar por financiamento em uma instituição financeira, o cliente passa a ter o financiamento integrado em sua própria experiência de compra. Para visualizar o conceito de forma mais prática, destaco alguns aplicativos muito usados, como os de pedido de comida e de mercado e os de transporte. Essas plataformas oferecem uma série de serviços integrados, que antigamente eram oferecidos separadamente, principalmente, no momento do pagamento.

Leia mais: Compliance na contratação e gestão de terceiros

Com a integração dos processos financeiros, o cliente dessas empresas conclui a compra apenas incluindo os dados de seu cartão de crédito e o pagamento é feito de forma automática e tudo no mesmo lugar. Antigamente, para realizar o mesmo processo, as lojas contavam com uma máquina que exigia o uso de papel carbono para marcar os números do cartão em um canhoto que era assinado em duas vias pelo cliente. Após esse processo, o lojista era obrigado a enviar esse documento à instituição financeira, que atestava a veracidade das informações e, só então, pagava o valor referido. Trazendo essa comparação, fica claro que, atualmente, a experiência acontece de maneira muito mais fluida e ágil, oferecendo segurança ao cliente e ampliando a conversão das vendas das empresas.

Essa melhoria nos processos é essencial para todos os setores e continua sendo aperfeiçoada a cada dia, mas gostaria de chamar a atenção para um setor específico, que vive um momento de expansão baseada em tecnologia, entrada de novos players, aumento da concorrência e um cliente cada dia mais exigente: o imobiliário. De acordo com dados de uma pesquisa que realizamos na Creditas, 32% das pessoas das classes A, B e C consideram o financiamento imobiliário como a principal motivação para um empréstimo. Por isso, unir os processos de finanças integradas a esse mercado tem um grande potencial para os próximos anos e ajudará as imobiliárias a oferecerem diferentes produtos financeiros e melhorar ainda mais o atendimento aos seus clientes.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Um fator que sempre reforço é que, mesmo com toda a digitalização do setor, o contato humanizado segue sendo um ponto essencial para tornar o atendimento completo. O que muda com o embedded finance é que o cliente não precisará mais ir até o banco para fazer uma simulação de crédito e conseguir a liberação de financiamento, por exemplo. Agora, ele pode fazer tudo isso dentro da própria imobiliária em que vai comprar o seu imóvel, que o acompanhará no processo do início ao fim: fazendo desde a simulação do crédito para entender seu perfil até a finalização e assinatura do contrato. Dessa forma, a digitalização unida ao atendimento humanizado vai concretizar uma das jornadas financeiras mais importantes de suas vidas: conquistar a casa própria.

Conheça o Mundo do CX

Os benefícios da digitalização no setor também se aplicam a outros serviços oferecidos pelas imobiliárias. Produtos como o aluguel, que exigem a aplicação de garantias como fiador, tendem a ganhar mais velocidade de conversão quando receberem soluções baseadas no embedded finance. Vale destacar, inclusive, que já existem soluções no mercado que dispensam exigências com o fiador. Destaco, novamente, que esses tipos de soluções não eliminam o papel super estratégico de relacionamento das imobiliárias com seus clientes, e sim, que as empoderam para serem ainda mais competitivas, agilizarem seus processos e alavancarem seus negócios.

O desenvolvimento do embedded finance no mercado, oferece uma melhor experiência para o cliente, com uma maior conversão de leads e, consequentemente, uma melhora nos negócios. A integração de serviços financeiros se faz cada vez mais necessária para promover a inovação em diversos setores da economia.

*Maria Teresa Fornea Caron é VP de Home na Creditas.



+ NOTÍCIAS
Entender comportamento do consumidor impulsiona estratégias de SEO
Boomers e GenZ pesquisam mais em redes sociais do que no Google

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]