Elo é uma bandeira 100% brasileira, com opções nas modalidades de crédito, débito, pré-pago e benefícios. Criada em 2011 por três dos maiores bancos do país – Banco do Brasil , Bradesco e CAIXA ? ela possui mais de 40 milhões de cartões emitidos e é aceita em 1,4 milhão de estabelecimentos em todo o Brasil.
Recentemente a companhia anunciou a contratação de Luis Cassio de Oliveira como novo diretor de Marketing da Elo. Graduado em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com MBA pela Universidade de São Paulo (USP), Cassio de Oliveira chega com o desafio de impulsionar a imagem da bandeira e o reconhecimento da marca Elo junto ao público e contribuir para a meta almejada de 15% de market share até 2016.
Com passagens por Visa, Editora Abril, Credicard, Pão de Açúcar e Citibank, Cassio traz em seu currículo importantes prêmios da publicidade, como o Prêmio Caboré, considerado o mais importante da propaganda no Brasil, além do prestigiado troféu Grand Effie, do Effie Awards.
A NOVAREJO conversou com o novo diretor sobre os desafios desta posição. Confira:
NOVAREJO – Você chega com o desafio de impulsionar a imagem da Elo e ampliar o reconhecimento da marca junto ao público. Podemos esperar inovações no marketing da empresa?
Luis Cassio de Oliveira – O marketing vinha sendo muito bem conduzido na gestão anterior, mas é claro que esse é um mercado muito dinâmico e vou procurar agregar a experiência que trago para buscar coisas novas, sempre. O segredo para termos sucesso será estar atento ao mercado e nos anteciparmos para sermos inovadores.
NOVAREJO – Você traz em seu currículo importantes prêmios de publicidade e passagem por grandes companhias. Qual o maior desafio para um diretor de marketing dentro do segmento de mercado da Elo?
Luis Cassio de Oliveira – O mercado de cartões no Brasil é muito competitivo e, embora seja um mercado em franca expansão no Brasil, ainda há muito a se avançar. Vamos nos valer das vantagens da Elo em ser uma empresa dinâmica e 100% nacional criada por três dos maiores bancos brasileiros, Bando do Brasil, Bradesco e CAIXA, para nos diferenciarmos e continuarmos crescendo nos próximos anos.
NOVAREJO – Qual o posicionamento adotado pela Elo para ser relevante em um mercado dominado por duas grandes companhias deste setor, Visa e Mastercard?
Luis Cassio de Oliveira – A Elo se diferencia exatamente por ser uma bandeira 100% nacional e, portanto, mais dinâmica e com capacidade de ser mais rápida na tomada de decisões. Além disso, temos o lastro de ser uma empresa de três dos maiores bancos brasileiros, como mencionei anteriormente. A Elo vem avançando e ampliando sua oferta de produtos, analisando o mercado e identificando oportunidades e o melhor momento para a expansão de novos produtos.
NOVAREJO – Quem é o público da Elo hoje e qual é o diferencial da marca para se relacionar com ele?
Luis Cassio de Oliveira – A Elo não tem um público definido. Todos os clientes de Banco do Brasil, Bradesco e CAIXA são cliente em potencial. Vimos diversificando nossos produtos nos últimos anos e ainda em 2014 teremos outras novidades. Foram lançados os principais produtos para atender o mercado, tais como débito, crédito, voucher. Além disso, temos também o Elo BNDES e o Elo Empresarial, além do Elo Agro.
NOVAREJO – Fidelidade do cliente é uma das características mais almejadas hoje por qualquer companhia competitiva. Como é comunicar a este novo consumidor, mais dinâmico e imprevisível, os valores de uma marca que possam gerar essa duradoura afeição?
Luis Cassio de Oliveira – O cliente deve perceber um valor naquele produto que está consumindo e também perceber se os valores dessa empresa estão em linhas com seus próprios valores pessoais. A Elo é parte da vida das pessoas, damos escolha às pessoas todos os dias, que usam seu cartão para comprar uma viagem, pagar um jantar ou um presente para o filho. Queremos que ele se sinta confortável e seguro ao escolher Elo.
NOVAREJO – Como é construído os valores internos da empresa para espelhar o real valor da marca Elo perante seus clientes e novos consumidores?
Luis Cassio de Oliveira – Essa é uma construção diária, e que permeia todos os setores da nossa empresa. O respeito, a ética e a segurança em tudo que fazemos permeiam nosso trabalho, sem falar é claro na brasilidade. Esses valores são percebidos por nossos clientes na medida em que vão estreitando seu contato com a marca.
NOVAREJO – Qual o valor de investimento da Elo para a área de marketing para este ano?
Luis Cassio de Oliveira – Esse é um número que, infelizmente, não posso dizer, mas posso garantir que será o maior investimento desde o início das operações da companhia, em 2011.