Pesquisar
Close this search box.
/
/
CM Indica: a visão dos economistas brasileiros sobre o Plano Real

CM Indica: a visão dos economistas brasileiros sobre o Plano Real

Relançamento da Editora 34 traz textos inéditos de Persio Arida, Pedro Malan e André Lara Resende em comemoração dos 30 anos do plano econômico.

A importância da estabilização econômica que o Plano Real proporcionou ao Brasil é histórica. Comemorando agora 30 anos (1994-2024), o Plano Real foi um divisor de águas para o Brasil, proporcionando ao país o controle da hiperinflação, que antes da sua implementação chegava a níveis extremos.

A introdução do Real como nova moeda, substituindo o Cruzeiro, foi crucial para restaurar a confiança dos consumidores e investidores. A adoção de uma âncora cambial, vinculando o Real ao dólar americano, e a implementação de um regime de metas para a inflação, ajudaram a estabilizar os preços e a criar um ambiente econômico mais previsível para o país.

O livro “Conversas com Economistas Brasileiros“, escrito por Ciro Biderman, Luis Felipe L. Cozac e José Marcio Rego, publicado originalmente pela Editora 34 em 1996 e relançado este ano, trata justamente desse capítulo histórico do Brasil. A obra comemorativa, inclui textos inéditos dos economistas André Lara Resende e Persio Arida, abordando as origens e o legado do Plano Real, além de entrevistas com diversos outros economistas e figuras políticas do Brasil como Roberto Campos, Celso Furtado, Edmar Bacha e Mário Henrique Simonsen.

O conjunto da obra, constitui uma importante contribuição para uma radiografia não só do Plano Real, como do processo de formação da profissão de economista no Brasil na segunda metade do século XX, e como isso transborda para os dias de hoje.

Confira os principais pontos abordados na obra

  • Histórico e implementação: a obra discute o contexto histórico e os desafios enfrentados durante a concepção e implementação do Plano Real. Os economistas entrevistados falam sobre a hiperinflação e as medidas necessárias para estabilizar a economia brasileira na década de 1990;
  • Impactos e resultados: o livro avalia os impactos econômicos, políticos e sociais do Plano Real, destacando como ele conseguiu controlar a inflação e proporcionar estabilidade econômica ao Brasil. Os textos inéditos de Pedro Malan, André Lara Resende e Persio Arida exploram esses aspectos detalhadamente;
  • Reflexões e legado: além de revisar os acontecimentos passados, o livro também oferece reflexões sobre o legado do Plano Real. Isso inclui discussões sobre a durabilidade das políticas implementadas e como elas resistiram a crises subsequentes, como as de 2008 e 2015;
  • Economia e política: um dos temas centrais da obra é a conexão entre economia e política. O livro mostra como as decisões de implementação das políticas econômicas do Plano Real.

Em resumo, “Conversas com Economistas Brasileiros”, oferece uma visão detalhada e multifacetada sobre economia e Brasil pela ótica do Plano Real, um dos projetos mais duradouros na economia brasileira.

Conheça os autores

Ciro Biderman é professor do doutorado em Administração Pública da FGV e diretor do FGV-Cidades, com pós-doutorado em Economia Urbana (MIT) e doutorado em Economia (FGV). Foi chefe de Gabinete da SPTrans e Diretor de Inovação do Município de São Paulo, na gestão Haddad, e é especialista em políticas públicas urbanas com ênfase em transportes, habitação e uso do solo.

Luis Felipe Lebert Cozac é economista pela FEA-USP, graduado em Administração Pública, e mestre e doutor em Economia de Empresas pela FGV de São Paulo. Foi professor universitário e ocupou cargos diretivos em grandes companhias do mercado segurador e varejista, além de ter trabalhado na Secretaria da Fazenda de São Paulo. Atualmente é sócio na consultoria estratégica Partenariat.

José Marcio Rego é economista pela FEA-USP, graduado em Administração Pública. É mestre em Ciência Política pela UNICAMP e em Finanças Públicas pela FGV, e doutor em Economia de Empresas pela FGV de São Paulo e em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, onde foi professor titular. É professor na FGV e membro do conselho editorial da Revista de Economia Política.

Falando em Plano Real

Nos 30 anos do Plano Real, o g1 lançou o podcast “O Último Plano”, que descreve os acontecimentos e desafios da nova política econômica com uma narrativa envolvente e minuciosa. Com pano de fundo na hiperinflação das décadas de 80 e 90, que chegou a 2.000% ao ano, o programa revela os bastidores da arquitetura desse audacioso projeto com entrevistas, gravações de entrevistas da época e uma contextualização de tirar o fôlego.

“O Último Plano” é uma idealização da jornalista e apresentadora Renata Ribeiro, que também é responsável pela produção, pesquisa e reportagem do programa ao lado de Lucas Paulino e Renato Ghelfi. O podcast está disponível nas plataformas de áudio e no site do g1.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 287

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGENS: ChatGPT e IA Generativa do Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 287

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGENS: ChatGPT e IA Generativa do Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]