/
/
Economia em crise: como cuidar das finanças?

Economia em crise: como cuidar das finanças?

Este não será um ano fácil mesmo, no entanto, de nada adianta entrar em desespero, o momento, na verdade, é de cautela

É nessas horas que percebemos a importância da educação financeira, pois, quando temos o comportamento correto em relação ao uso e à administração dos recursos financeiros, quando a situação muda, não sentimos tanto os reflexos, sendo apenas questão de adaptação.

Mas, como dizem, é nos momentos difíceis que surgem grandes oportunidades, então, para quem não é educado financeiramente, agora é uma ótima hora para buscar esse aprendizado. Para essas pessoas, desenvolvi algumas orientações:

Livre-se das dívidas ? embora muitos achem que não, esse é um bom momento para começar a pagar suas dívidas remanescentes, até porque, os credores sabem da época difícil e estão mais dispostos a negociar. Claro que essa situação é algo pontual, ou seja, você estará resolvendo o problema, mas não a causa dele;

Faça uma faxina financeira ? boa parte das famílias não sabe, mas há um desperdício nas contas domésticas de, em média, 25%, dado que comprova que é possível cortar ou diminuir despesas. Para fazer isso, é preciso realizar um bom diagnóstico financeiro, ou seja, anotar, durante 30 dias, todos os gastos. Para quem tem ganhos variáveis, o apontamento dessas despesas pode ser feito por 90 dias;

Cartão de crédito, uma ameaça para as finanças?

Tenha sonhos ? infelizmente, muita gente deixou de ter sonhos/objetivos. E não é porque estamos em um período de crise que temos que deixar eles de lado. Muito pelo contrário, pois são eles que nos movem e, de quebra, nos ajudam a gastar menos por impulso, o que leva ao endividamento inconsciente. Por isso, relacione três sonhos ? de curto (até um ano), médio (de um a dez anos) e longo (acima de dez anos) prazo ?, pesquise para saber quanto custam e analise o orçamento para saber quanto poderá poupar por mês;

Mude a maneira de fazer o orçamento ? a maneira como a maioria das pessoas é acostumada a fazer orçamento é: Ganhos (-) Gastos = Lucro/Prejuízo, o que é um erro, pois em nenhum momento se relaciona os sonhos. Dessa maneira, a rotina se resume a ganhar e gastar dinheiro, sem nenhum planejamento ou realização de vida. Portanto, o jeito certo é: Ganhos (-) Sonhos (-) Gastos, ou seja, primeiro separa o dinheiro dos objetivos, depois adequa o padrão de vida ao que sobrar;

Aprenda a investir ? com a alta de juros, agora, é um bom momento para quem quer investir, contudo, o grande erro que observo é a ideia de poupar sem motivo e buscar sempre o melhor rendimento. No mercado financeiro, existem diversas opções de aplicação em ativos financeiros com riscos diferentes. A orientação é procurar variar o investimento de acordo com o tempo que utilizará o dinheiro. De forma geral, o risco de uma aplicação financeira é diretamente proporcional à rentabilidade desejada pelo empreendedor, ou seja, quanto maior o retorno estimado pelo tipo de aplicação escolhida, maior será o risco.

***

Reinaldo Domingos é educador e terapeuta financeiro, presidente da DSOP Educação Financeira, Abefin e Editora DSOP, autor do best-seller Terapia Financeira, dos lançamentos Papo Empreendedor e Sabedoria Financeira, entre outras obras.

Leia mais:
Investidores também têm dívidas
IRPF: diferença entre o Patrimônio Real e o Patrimônio Fiscal
 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]