Seis meses foram necessários para a Petz, rede de pet shop e produtos para animais de estimação, com a agência Ogilvy, criarem um ecommerce para cachorros. A tecnologia de reconhecimento facial deixa o seu pet escolher os produtos que quer comprar na loja virtual.
A empresa já possui um serviço de compra online para os donos e, a partir de agora, não é somente o tutor que poderá escolher entre as opções de rações, brinquedos, roupas e petiscos para o seu cachorro.
O Pet Commerce já está disponível no site da Petz e representou um desafio para a agência parceira. “O desafio era criar algo que ajudasse a promover o ecommerce da Petz e, ao mesmo tempo, incentivar ainda mais a interação entre cachorros e seus tutores”, diz Félix Del Valle, chief creative officer (CCO) da Ogilvy.
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Tecnologia
Para desenvolver a ideia, a Ogilvy contou com a ajuda de empresas encarregadas de criar a tecnologia de reconhecimento facial e de inteligência artificial.
A câmera do celular ou do notebook capta as reações dos cães diante do site e códigos e informações são inseridos a partir do comportamento do cachorro. Assim, ele consegue indicar quais produtos e itens são de seu interesse.
O Pet Commerce possui uma escala de cores em tons de amarelos e azuis, que fazem parte dos detectados pelos olhos dos cães. Além disso, todos os produtos são apresentados em movimento, com vídeo. O processo também contou com o apoio do adestrador de cães Leonardo Ogata.
As empresas responsáveis alertam que, para a compra ser concluída, continua sendo necessária a autorização e participação dos humanos. Na página, um tutorial traz orientações de como brincar com os animais diante da tela e permitir a interação deles com os produtos.
O Pet commerce permanece no site da Petz por tempo indeterminado e, de acordo com a rede, pode, futuramente, ser disponibilizado para gatos.
Teste
Antes de colocar o Pet Commerce em funcionamento, a Petz e a agência responsável fizeram testes com cães sobre a recepção da tecnologia. Para Del Valle, CCO da Ogilvy, os resultados foram bem curiosos.
“Tivemos surpresas curiosas, como um dog que comprou apenas pelúcias e o tutor disse que ele realmente adora pelúcias. Outros cachorros lamberam a tela do celular ou desktop de tão felizes que estavam. Mas é importante destacar que cada cachorro tem características e comportamentos distintos e isso faz com que as reações sejam variadas”, conta.
Para Del Valle, o principal objetivo da ação é promover interatividade entre o pet e seu dono.
“Antes de mais nada, a expectativa é que os tutores se divirtam. A gente entende os tutores e a importância que cachorros têm na vida deles. É como se fossem membros da família”, finaliza.
Confira o vídeo sobre o Pet Commerce