/
/
A resposta da Dove sobre o ideal de beleza na era da IA

A resposta da Dove sobre o ideal de beleza na era da IA

Em comemoração aos 20 anos de sua campanha "Beleza Real", marca se apropria de tecnologia em nova diretriz para suas comunicações.

Recentemente a Dove, marca da Unilever, comemorou vinte anos de sua campanha “Beleza Real” de forma surpreendente. Diante de todo o hype de empresas no uso da Inteligência Artificial (IA), a Dove promete nunca usar a tecnologia para criar ou distorcer imagens de mulheres.

Ao fazer uma declaração sobre os efeitos da manipulação digital, a marca destaca o impacto negativo das ferramentas de IA na definição de beleza e na autoimagem de mulheres e meninas.

O mais interessante no vídeo comemorativo da campanha é como a marca demonstra a maneira que a IA generativa interpreta, por meio de prompts, esses mesmos comandos quando adiciona “de acordo com o Dove Real Beauty Ad”. O resultado são imagens mais realistas e diversas.

Campanha que celebra os 20 anos da “Beleza Real” da Dove.

Apoio à beleza inclusiva

Em novo estudo global da marca, a Dove descobriu que 39% das mulheres se sentem pressionadas a alterar sua aparência por causa daquilo que veem online, mesmo quando sabem que isso é falso ou gerado por Inteligência Artificial. Pensando nisso, a Dove criou o “Real Beauty Prompt Guidelines”, um guia da marca sobre como criar “imagens mais reais” sobre beleza em programas abertos de IA generativa.

Kathryn Fernandez, diretora sênior de propósito e engajamento da Dove, disse em comunicado à imprensa norte-americana que essa ação é parte da “missão da Dove” em “apoiar uma beleza mais inclusiva”. Um posicionamento crítico e necessário, segundo a executiva, frente à previsão de cerca de 90% de conteúdos e imagens serão produzidos por IA até 2025.

Diante desse cenário e de marcas usando cada vez mais ferramentas de IA na criação de anúncios, a Dove foi inteligente em se apropriar do tema – e da ferramenta – para construir uma narrativa original, em sintonia com o propósito da marca e na forma de alertar as pessoas sobre o uso e impactos da IA em suas vidas.

Vale lembrar que, já em 2018, a Dove havia lançado a campanha “No Digital Distortion Mark”, uma marca d’água em imagens de suas campanhas sinalizando que as fotos usadas pela marca não haviam sido alteradas digitalmente. Nos anos seguintes a Dove seguiu com essa proposta, fomentando o diálogo sobre os impactos da manipulação de imagens de beleza para crianças e adolescentes publicando diversos estudos e campanhas: “Reverse Selfie”, que analisou o impacto negativo das redes sociais no comportamento das adolescentes; “Toxic Influence”, que mostrou que duas em cada três meninas americanas passavam mais de uma hora por dia nas redes sociais – com 50% delas dizendo que o conteúdo de beleza idealizado nas redes sociais causava baixa autoestima.

São atitudes no mínimo louváveis para uma marca de beleza quando olhada pelo prisma dos negócios. Um posicionamento que denota valores em sintonia com uma causa muito maior. Hoje, falar sobre o ambiente tóxico no universo digital e das novas tecnologias deveria ser parte da construção de valor de marca de empresas de qualquer segmento.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]