Pesquisar
Close this search box.
/
/
Dívida entre amigos: o que e como fazer?

Dívida entre amigos: o que e como fazer?

Você emprestaria dinheiro ou seu cartão de crédito para um amigo que já teve negativa de instituições financeiras?

Em recente notícia veiculada na Internet, li que a regularização de dívidas caiu pela sexta vez seguida, de acordo com o indicador de recuperação de crédito do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). De acordo com a reportagem:

Na comparação com junho, o número de pessoas inadimplentes que regularizaram as suas pendências financeiras em atraso e tiveram o CPF retirado dos cadastros de negativação, registrou queda de 0,40%. No acumulado do ano, o volume de consumidores que limparam o nome também é negativo: -5,39%.

Leia também: Como as crianças influenciam na hora das compras

Claro que não precisa ser nenhum gênio da lâmpada para perceber os motivos que levaram à piora neste indicador: economia estagnada, queda nas vendas (e, consequentemente nas comissões), aumento da tarifa de energia elétrica, serviços e juros mais caros, entre outros fatores que contribuem para o quadro atual. Veio-me à memória uma questão bastante delicada: o empréstimo de dinheiro a amigos. Sendo você, meu querido leitor, o amigo da história, deveria ou não fazê-lo? Seguem algumas considerações.

Por que um amigo pede dinheiro emprestado a outro?
Com certeza porque os juros cobrados serão mais baratos do que os existentes no mercado de crédito, mas esta não é a questão principal a se levar em consideração. Os bancos, as financeiras e demais empresas especializadas em crédito costumam efetuar análise criteriosa da capacidade de pagamento do futuro devedor, e isto não é por maldade. Sendo um negócio como outro qualquer, os empresários do setor avaliam riscos e rentabilidades em suas operações.

Leia também: Novo capitalismo: do produtor ao consumidor

Agora a questão crucial: será que você, como credor, terá tal capacidade de avaliação? Ou indo um pouco mais além, e se o seu amigo está lhe solicitando o empréstimo por já ter esgotado todas as demais opções existentes no mercado? Concorda que são altas as chances de você não rever seu dinheiro?  

E se seu amigo descumprir as datas combinadas?
Suponha, por exemplo, que seu amigo tenha tido uma emergência não coberta pelo plano de saúde e, por este motivo, tenha sido necessário adiar a parcela de R$ 800 reais, valor que havia separado para lhe pagar ainda este mês. Como você reagirá? Pessoalmente, eu me irritaria caso soubesse que a inadimplência do meu amigo tenha sido consequência de um comportamento displicente, acreditando ele que, por ser seu amigo, eu seria compreensivo. E você?

Não há risco de você se tornar inadimplente, caso não receba?
Empresas de crédito têm à disposição formas de captar recursos, sem contar que, possuindo muitos clientes, os recursos emprestados estarão pulverizados, diluindo assim o risco da inadimplência. Infelizmente, isto não ocorre com indivíduos que, quando emprestam, emprestam parte de seus salários, ou de suas reservas, normalmente para uma única pessoa, concentrando, portanto, o risco. Logo, meu caro, se você pretende entrar nessa, trabalhe com o pior cenário que é o de ficar a ver navios e, se neste cenário tenebroso você não for o próximo a entrar na lista dos inadimplentes, vá em frente.

Leia também: Crise: soluções possíveis para o inesperado

E quanto ao cartão de crédito?
Bastante comum alguns amigos pedirem para comprarmos um produto ou serviço em nosso cartão de crédito, comprometendo-se a nos pagar na chegada da fatura. Fuja disso, pois em caso de inadimplência do amigo, somado a um orçamento apertado, você corre o risco de precisar parcelar a fatura, incorrendo em despesas de juros. Já soube de casos em que ao ressarcir o dono do cartão pela compra em seu nome, o devedor recusou-se a cobrir os juros do parcelamento, criando assim uma terrível confusão. Resultado final? Sem dinheiro e brigado com o amigo, que tal?

Conclusão
Pela dúvida, prefiro não arriscar amizades e, com certeza, negaria o empréstimo (com exceção aos pais, filhos ou cônjuges); e, para evitar constrangimentos, pensaria em desculpa mais florida para a minha negativa.

***

Roberto Zentgraf é consultor em Finanças Pessoais e colunista do portal ?Você Faz Acontecer? – site de educação e organização financeira do grupo Losango.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]