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Dia dos Namorados tem resultado fraco de vendas

Dia dos Namorados tem resultado fraco de vendas

Segundo o Serviço de Proteção ao Crédito, queda foi de 8,63%. Já a Fecomércio apontou decréscimo de 5% na capital paulista. O Serasa apontou um aumento: 0,5%, mas mesmo assim foi o pior resultado dos últimos 5 anos

Os comerciantes paulistanos venderam 5% a menos do que no ano passado neste Dia dos Namorados. Números são da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O faturamento foi abaixo do esperado, possivelmente por conta da Copa do Mundo, como mostra pesquisa do GS Group.A quantidade de shoppings que promoveram campanhas para o Dia dos Namorados diminuiu 28% e o tíquete médio exigido para participar das promoções caiu de R$ 360 no Natal passado para R$ 220.

Já de acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito, movimento de vendas no comércio na semana que antecede o Dia dos Namorados, entre os dias 5 e 11 de junho, caiu 8,63% em relação ao mesmo período do ano passado. Confira tabela com resultado dos últimos cinco anos.

Dia dos Namorados

Ano

Vendas

2014

-8,63%

2013

7,70%

2012

9,08%

2011

10,80%

2010

7,23%

Fonte: SPC

O indicador Serasa Experian de atividade do comércio também indicou o pior resultado dos últimos cinco anos, mas foi o único que apontou aumento na porcentagem de vendas: 0,5%. Mesmo assim foi menor que 2013, quando aumento foi de 4,4%, 2012, 5,2%, 2011, 8,6% e 2010, 10,9%

São Paulo

A FecomércioSP falou com empreendedores do setor, que revelaram que o cartão de crédito foi a forma de pagamento mais usada pelos paulistanos, com 61%, seguida por pagamento à vista, 33%, pelo cheque pré-datado, 5% e pelo crediário: 1%. A entidade define o cenário econômico atual como ?complicado?, culpando a inflação alta e diminuição da confiança dos consumidores como razões para o resultado ruim.

No ano, 41% dos comerciantes promoveram promoções para a data e 24% investiram em ações publicitárias. Do total, 53% das lojas fizeram os mesmos estoques que no ano passado, 29% prepararam um estoque maior ? e perderam dinheiro e 15%, menores. Para se ter uma ideia do pessimismo dos varejistas, somente 3% das empresas consultadas ampliaram o quadro de funcionários. A sondagem foi feita pela Fecomércio de São Paulo com 107 empresários no último dia 13.

Leia Mais:

 

Copa do Mundo afeta vendas do Dia dos Namorados

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