No dia 15 de março comemora-se o Dia do Consumidor. Com a criação do Código de Defesa do Consumidor (CDC), em 1990, a sociedade do consumo nacional ganhou um importante mecanismo, que funciona como combustível até os dias atuais para o empoderamento do consumidor.
A partir disso a defesa do consumidor ficou mais importante e hoje tornou-se política de estado, com a Senacon e o Plandec.
Hoje, já são 96 milhões de brasileiros on-line e muitos deles com a conexão na palma da mão, já que um a cada dois brasileiros, entre 16 e 34 anos, possui um smartphone.
Os brasileiros estão cada vez mais conectados, o que muda totalmente a maneira como as marcas devem se comunicar com eles.
?É importante resgatar na memória para termos um olhar otimista. Falar de vitória dos consumidores é falar de todos os envolvidos no mercado. É ter uma fala de avanço?, destaca Juliana. Ninguém um dia acordou e pensou em conviver em paz com o direito do consumidor, simplesmente. Foi um processo de valor, de respeito. ?São benefícios da sociedade, um patrimônio que precisa ser preservado. Não podemos perder a integridade, vamos daqui para melhor?, conclui.
Mas existem ainda muitos pontos em que o Brasil precisa evoluir. Não existe real empoderamento do consumidor, sem mecanismos que garantam efetivamente a fiscalização desses direitos. No caso do Brasil, as agências reguladoras especificamente, que ainda estão aquém das necessidades dos consumidores de ficalizar e das empresas na criação de diretrizes claras.
Mas, o mais importante, é que hoje, acima de tudo alcançamos a mais preciosa conquista: o diálogo. E na Era do Diálogo, conversando a gente se entende. O que já é o pontapé inicial para o gol de placa de um modelo de defesa do consumidor que não existe em nenhum lugar do mundo e deve ser exemplo.