A Semana do Consumidor chegou e, com ela, uma disputa acirrada pela atenção do cliente. Essa é uma data aguardada tanto por consumidores em busca de boas ofertas, quanto por marcas que desejam aumentar suas vendas. Oficialmente celebrado em 15 de março, o Dia do Consumidor se tornou estratégico para o varejo. Em 2024, segundo a Linx, empresa do Grupo StoneCo, as vendas no comércio digital cresceram 17% durante a Semana do Consumidor em comparação a uma semana comum.
Para se destacar em um mercado saturado, empresas investem em promoções atrativas e experiências diferenciadas. João Appolinário, presidente e fundador da Polishop, compartilha dicas para os varejistas que desejam potencializar suas vendas na data. “O Dia do Consumidor é uma excelente oportunidade para atrair novos clientes e fidelizar os já existentes. Promoções exclusivas e ofertas relâmpago ajudam a gerar urgência e desejo de compra”, afirma Appolinário.
Estratégias eficazes para impulsionar as vendas
Para o executivo, que fundou a Polishop em 1999, investir em promoções e ofertas exclusivas, agregando valor aos produtos, apostar na experiência do consumidor, enaltecer os diferenciais de seus produtos e preparar um atendimento impecável são algumas das estratégias para quem quer sair na frente. No entanto, ele pondera que ter uma equipe treinada é essencial. “Treine sua equipe para oferecer um atendimento personalizado e eficiente, seja presencialmente ou online. O consumidor valoriza muito uma experiência positiva e isso pode refletir em mais vendas e maior fidelização”, afirma.
Outro ponto levantado é o investimento em marketing digital. “O marketing digital permite que você se conecte diretamente com seu público-alvo e gere mais tráfego para o seu site ou loja física. Aposte em ações criativas que chamem a atenção dos consumidores e conduzam à conversão”, finaliza.
Campanhas para o Dia do Consumidor
Shell
A Shell comemora o Mês do Consumidor com uma campanha especial no aplicativo Shell Box. Até o final de março, consumidores cadastrados terão acesso a descontos em combustíveis, resgate de produtos exclusivos e frete grátis. A iniciativa visa tornar a jornada do consumidor ainda mais vantajosa, com cupons de desconto e produtos colecionáveis, como camisetas clássicas e carrinhos Ferrari.
“O Mês do Consumidor é uma oportunidade de demonstrarmos nosso reconhecimento e retribuirmos a confiança que depositam em nossa marca, somando força com outras empresas para consolidar nossa posição como melhor parceiro em mobilidade”, destaca Ricardo Berni, diretor de Marketing e Digital da Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil.
Amazon
De 14 a 21 de março, a Amazon Brasil oferecerá até 45% de desconto em milhares de produtos, com ofertas exclusivas para membros Prime no dia 14. “A obsessão pelo cliente é o que nos move na Amazon. Por isso, não poderíamos deixar de celebrá-lo ainda mais nessa data tão aguardada. Além disso, pela primeira vez, membros Prime terão acesso exclusivo às ofertas do primeiro dia, podendo aproveitar os melhores descontos. Essa é nossa forma de agradecê-los pela confiança e preferência”, afirma Camila Nunes, diretora de Marketing da Amazon Brasil.
CVC
A CVC lança a campanha “Mês do Consumidor CVC – Sonhe Alto, Preços Baixos”, com descontos de 30% em hospedagem para destinos internacionais e até 60% em pacotes nacionais. Os destaques incluem viagens pelo Nordeste, pacotes rodoviários para Minas Gerais e Santa Catarina, e promoções em hospedagens no Caribe e na temporada de inverno em Bariloche, com parcelamento em até 12 vezes sem juros.
Casas Bahia
A campanha “Desconto do Presida”, protagonizada pelo CEO Renato Franklin e pela embaixadora Bia Reis, traz descontos de até 50% em produtos selecionados.
Aramis Inc
As marcas Aramis e Urban oferecem descontos de até 60% entre 10 e 16 de março. Nos dias 15 e 16, camisas polo selecionadas terão descontos progressivos de 15% a 25%.
Cobasi
A rede varejista pet lança a Semana do Consumidor com descontos de até 70% para membros do programa Amigo Cobasi. As promoções estão disponíveis nas lojas físicas, site e aplicativo.
Espaçolaser
A clínica de estética realiza sua campanha “Março OFF”, com pacotes de depilação a laser com até 80% de desconto. A campanha também contará com influenciadores digitais promovendo as ofertas.
Com estratégias criativas e promoções agressivas, as empresas se movimentam para garantir uma fatia maior das vendas na Semana do Consumidor, consolidando o evento como uma das principais datas do varejo.