A demanda do comércio por crédito caiu 3,1% em novembro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo indicador divulgado hoje (14) pela Serasa Experian. Em relação a outubro, o recuo foi de 1,6%. No acumulado até novembro, a queda ficou em 2,1%.
O setor não foi o único a registrar quedas. A indústria também procurou menos crédito no mês: na relação anual a queda foi de 5,3%, ao passo que na relação mensal o recuo foi de 5,5%. No acumulado, setor registrou queda de 7,7%.
Leia também
Demanda do consumidor por crédito recua 2,5%
Já o setor de serviços apresentou números positivos de demanda por crédito em todas as comparações: anual (5,7%), mensal (4,1%) e no acumulado até novembro (0,5%).
Em linhas gerais, a demanda das empresas por crédito cresceram no mês, em 0,3% na relação com novembro de 2014 e de 0,4% na comparação com outubro. Por porte, as médias empresas recuaram 20,9% na procura por crédito na relação anual, ao passo que as grandes apresentaram queda de 16,7%. Apenas as pequenas empresas procuraram mais crédito no mês, de 0,3%.