Imagine que você passeia por Tel Aviv, capital e maior cidade do pequeno e orgulhoso Estado de Israel, banhada pelo Mar Mediterrâneo. Tel Aviv é conhecida pela animação nos fins de semana, pelos preços altos, pela falta de cortesia de seus taxistas e, ultimamente, por um cenário gastronômico original e autoral. Ainda assim, seria impensável encontrar ali um local como o Whiskey Bar & Museum, um complexo que dos maiores do globo no gênero, combinando um museu sobre a cultura da mais nobre das bebidas destiladas, um bar em restaurante com mais de 1400 rótulos de whisky de 13 países diferentes.
Sim, eu disse 1400 rótulos: garrafas populares, garrafas raras, garrafas de colecionadores, garrafas de 13 países. Mas para além de ser um local de apaixonados pelo whisky, este local traz uma cozinha excelente, baseada justamente em pratos variados tendo a carne de boi como protagonista, preparada com esmero e criatividade.
A experiência toda gira em torno de harmonizar degustações de whisky, normalmente 4 tipos diferentes com os pedidos do menu, para descobrir sabores, aromas e texturas, realmente vendo como é possível harmonizar o whisky, com seu sabor potente, com diferentes tipos de prato, com ênfase nos assados.
É no mínimo curioso combinar whiskies com a comida a exemplo do que fazemos com vinhos e, com surpresa, verificar que a coisa funciona.
Nossa degustação trouxe pequenas taças e doses de um Single Malt escocês, um whisky irlandês, um outro de Taiwan e, finalmente, um Bourbon norte-americano.
Nos pratos, variedades de carne com acompanhamentos grelhados, molhos especiais e guarnições criativas. Os garçons explicam a natureza da degustação escolhida, as características de cada whisky, o modo de beber e o momento de harmonizar a bebida com o seu pedido de refeição.
O resultado foi incrivelmente surpreendente. A orientação foi a de bebericar os whiskies todos com as entradas e depois somente retomar a bebida ao final da refeição, para realçar e perceber melhor os sabores envolvidos e o quanto cada prato ganha nova dimensão combinado com as variedades do destilado. Tudo isso em um ambiente descontraído, leve e alegre. Veja a galeria de fotos e comprove.
Estabelecimentos que unem forte apelo à impressão sensorial são extremamente convidativos para quem busca experiências gratificantes e são uma resposta original para motivar pessoas a saírem de casa. Combinar elementos aparentemente sem conexão (como whisky e carne, bar e museu) para alterar percepções é uma das formas mais consistentes par gerar engajamento e recorrência.
O exemplo do Whisky Bar & Museum é um benchmark para lojas, empresas de serviços, restaurantes e diversos negócios que procuram reinventar e inovar na experiência do cliente ao longo da jornada e nos ambientes e canais disponíveis. O centro da estratégia aqui é criar momentos de pico, momentos memoráveis, que realçam a experiência como um todo e aplacam eventuais desacertos de serviço.
Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente
Outros aprendizados essenciais
Ambiente
Uma construção ou arquitetura inusitada, que tenha uma história curiosa ou enigmática (um bunker da época de guerra, um antigo hospital, uma velha penitenciária, um galpão de armazenagem de grãos, por exemplo), adaptada e modernizada para garantir acolhimento e envolvimento.
Sortimento
Um grande número de um produto sempre chama atenção. Como esquecer de 1400 rótulos de whisky?
Percepção desafiada
Combinar elementos inusitados que desafiam a percepção estabelecida (pressupostos) – whisky harmoniza com comida? E qual comida? Com carne? E ainda faz parte das receitas? Uau! Vamos provar!
Apelo à descoberta
Sim, por que não experimentar um carpaccio com molho à base de um whisky original? Por que não experimentar um whisky de origem asiática?
Jornada da descoberta leva ao momento de pico
A escolha da degustação com diferentes tipos de whisky, o modo de beber, o momento de beber, tudo isso caracteriza uma jornada que mexe com a ansiedade e a curiosidade do cliente;
Consumo durante o dia inteiro
Durante o dia, museu, com uma viagem pela cultura do whisky e a loja com rótulos originais. À noite, o restaurante com seus apelos sensoriais.
Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente
+ Artigos
Fala, CEO: pesquisa mostra quais as expectativas das lideranças do varejo global
Conheça o marketplace que gosta de praticar todos os esportes possíveis