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Estratégia de CX do QuintoAndar aumentou a satisfação dos clientes em 20%

Estratégia de CX do QuintoAndar aumentou a satisfação dos clientes em 20%

Entenda como funciona a iniciativa de boas-vindas do QuintoAndar, que reduziu em até três vezes a inadimplência do primeiro pagamento ao condomínio

Alugar uma casa ou apartamento pode ser uma tarefa mais complexa do que se imagina, posto que, no Brasil, esse processo envolve uma série de burocracias e documentos: vai desde a análise do crédito à necessidade de informações específicas para garantir a renda do locatário — ainda que o processo varie de locadora para locadora. Foi pensando nisso que o QuintoAndar propôs um novo processo de recepção dos inquilinos.

Além de ser um processo burocrático, muitas vezes o aluguel também gera uma série de dúvidas para os novos moradores, especialmente quando se trata da primeira locação. E como o processo varia, a depender da locadora, o QuintoAndar teve uma ideia que revolucionou o customer experience (CX) do setor: usar a humanização e a tecnologia para estabelecer uma comunicação mais próxima com o cliente após o fechamento do contrato.

O resultado desse investimento na jornada do cliente foi muito proveitoso: em quatro meses de projeto piloto, o índice de satisfação do processo de boas-vindas aumentou 20%. E mais do que isso: os participantes apresentaram três vezes menos inadimplências no primeiro pagamento do condomínio.

“Por meio de uma pesquisa, identificamos que havia a percepção de uma quebra na comunicação com a empresa após a assinatura do contrato — fase que também pode ser complicada, especialmente se é um inquilino de primeira viagem”, explica Rodrigo Rosa, head de CX do QuintoAndar.

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Uma experiência digital humanizada e calorosa com o cliente pelo QuintoAndar

O projeto de boas-vindas funcionou da seguinte maneira: baseado no perfil de cada cliente, são liberados dois tipos de jornada. A primeira contempla um mix de ligações e e-mails, a segunda foca apenas no digital, com conteúdos em vídeos. Por meio de uma comunicação simplificada, o aplicativo traz instruções e tira algumas dúvidas sobre os próximos passos após o fechamento do contrato, entre elas, “como funciona a vigência do contrato”, “como retirar as chaves”, “como funciona a vistoria de entrada”, “contras de consumo”, “pagamentos”, “condomínio”, “reparos” e “clube de benefícios para clientes”. Esses conteúdos todos são feitos alguns dias após o início da vigência.

Essa nova parte da jornada foi responsável não apenas pelo aumento da satisfação dos clientes, como também gerou mais segurança aos novos inquilinos, posto que quase todo o processo de locação no QuintoAndar é feito de forma remota. Foi nesse sentido que o aplicativo deu um passo à frente em sua estratégia de customer experience, ainda mais próximo, digital e humanizado para o consumidor. “Nós colocamos o cliente no centro de nossa estratégia e estamos sempre dispostos a trazer melhorias em nossos processos”, argumenta Rosa.

Vale destacar que, a depender do tipo de perfil do cliente, as comunicações são mais ou menos incisivas, além de contarem com ligações de profissionais do QuintoAndar ou apenas um passo a passo com instruções e dúvidas em vídeos. Todas as informações também ficam fixas no site oficial do projeto.

Em nota, o aplicativo destacou que o modelo piloto da iniciática começou a rodar em junho, com apenas 10% da base de novos contratos. Hoje, a iniciativa já funciona com 100% deles. Além disso, o QuintoAndar também se prepara para testar um modelo de Wellcome Call, que será estendido a novos proprietários.

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