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Uma visão prática sobre dados para CX

Uma visão prática sobre dados para CX

Para executivo da Total IP, a IA apresenta inúmeros ganhos para as empresas, mas exige mais atenção e cuidado das lideranças com dados.

Não há dúvidas de que, cada vez mais, a Inteligência Artificial (IA) ganha espaço em nossas vidas. Seja numa pesquisa no ChatGPT, seja na imensidão de soluções que hoje já estão apoiadas nessa tecnologia para auxiliar empresas em sua jornada de relacionamento com seus clientes.

Com um tamanho de mercado estimado em US$ 102 bilhões até 2032, segundo dados da “Precedence Research, a IA vem sendo inserida de forma acelerada em diversos setores, entretanto, ela só é funcional graças à utilização de dados, o que exige das organizações total atenção.

“Para as empresas, os dados exigem do negócio maior segurança e, com a popularização da IA, esse cuidado deixa de ser futuro para tornar-se atual”, aponta Tiago Sanches, head de vendas da Total IP.

Para o executivo, a atenção no uso de dados é indispensável para mitigar riscos. “O uso correto dos dados requer uma gama alarmante de informações. Na coleta e análise, há uma diversidade de fontes, uso de elementos sensíveis, volume e complexidade exagerados, levando a maior vulnerabilidade a ataques, violações de privacidade e manipulação de algoritmos. Com isso, os impactos e consequências resultam em prejuízos financeiros, danos à reputação e riscos à defesa nacional”, frisa Sanches.

Governança de dados é fundamental em IA

Para descartar todo tipo de dor de cabeça com IA, Sanches avalia que a mitigação de ameaças inclui, obrigatoriamente, uma governança assertiva em dados, com implementação de políticas para proteção, assim como medidas robustas de TI, conscientização e treinamento.

“As oportunidades disponibilizadas com IA são de brilhar os olhos, por meio de respostas mais eficazes, precisas e rápidas. Mas precisamos compreender a fundo todas as chances e fraquezas para aproveitar essa tecnologia ao máximo sem perigo”, pontua o executivo.

Possibilidades e benefícios

O aprimoramento das capacidades humanas é um dos pontos de maior destaque com IA hoje. A tecnologia combinada com informações precisas fornece maior produtividade com uma gestão efetiva de tempo, devido à agilidade para resolução de problemas.

“Os chatbots de IA, por exemplo, conseguem auxiliar em diversos pontos da rotina de um escritório, pois conseguem atuar como assistentes virtuais. Logo, suas tarefas podem ir desde um suporte de demandas a, de fato, aliviar a carga de serviço dos agentes”, declara Sanches.

Um dos tópicos mais famosos em IA e dados se relaciona com a automatização de ações baseando-se em treinamentos anteriores e na coleta de conhecimento. Como fruto disso, as devolutivas são mais rápidas, reduzindo lacunas. “Ou seja, são muitas as vantagens de inserção e as entidades precisam se familiarizar com as potenciais advertências para se protegerem e crescerem o negócio de forma inovadora”, indica Sanches.

Parcerias de sucesso elevam resultados

Para facilitar esse processo, Sanches avalia que, antes de tudo, é ideal se inteirar totalmente sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). A legislação, promulgada em agosto de 2018, dispõe sobre o tratamento desses materiais, seja por pessoa natural ou jurídica de direito público ou privado. O objetivo é assegurar os direitos fundamentais de liberdade, privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade de cada um, mas também é uma resposta à crescente preocupação com o tema, principalmente tendo em vista as novas tecnologias.

O primeiro passo, segundo o especialista da Total IP, pode ser uma parceria efetiva com empresas já alinhadas ao tema abordando a LGPD internamente. “Como uma desenvolvedora de softwares para comunicação com o público, apresentamos soluções para marcas modernas e com o desejo de crescer em um mundo cada vez mais tech. Dessa forma, oferecemos um contato assertivo, seja por meio de voz, chat, redes sociais, robôs ou humanos, tudo 100% dentro da LGPD e seguindo todas as precauções para uma atenção segura”, esclarece Sanches sobre as qualidades da Total IP nessa jornada de dados para empresas.

No geral, como qualquer outro dispositivo em ação, a Inteligência Artificial apresenta uma série de tópicos a serem considerados positivamente ou não. O ideal, diz Sanches, “é conhecer bem o seu funcionamento para não atrair surpresas indesejadas. O sucesso é certo quando há uma parceria próspera em atividade e bom conhecimento do material utilizado”.

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