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Marcas de influenciadores avançam em CX de beleza

Marcas de influenciadores avançam em CX de beleza

Produtos criados por celebridades e influenciadores somaram mais de US$ 1 bi em vendas em 2023, e skincare é tendência no segmento.

As marcas de beleza criadas por celebridades e influenciadores estão em alta. De acordo com a NielsenIQ, esses produtos obtiveram mais de US$ 1 bilhão em vendas no ano passado. Atenta às tendências do mercado, a Wake Creators, companhia de marketing de influência baseado em dados, mapeou o consumo de cosméticos no Brasil e descobriu dados interessantes sobre o mercado de produtos de beleza e influenciadores.

Os fãs brasileiros, por exemplo, reconhecem o avanço das marcas de influenciadores, principalmente pela oferta de produtos com um preço mais acessível e de qualidade, que antes só era encontrada em importados. Algumas das marcas mais populares, segundo a Wake Creators, são:

  • Linha Bruna Tavares, de Bruna Tavares;
  • Sallve, de Julia Petit;
  • Boca Rosa Beauty, de Bianca Andrade;
  • Mari Maria Makeup, de Mari Maria;
  • FRAN, de Franciny Elhke.

“Estamos observando o crescimento de conteúdo digital sobre beleza, maquiagem e assuntos relacionados”, explica Alessandro Gil, VP da Wake Creators. “É interessante notar que os influenciadores estão realmente entrando no mercado com suas próprias linhas. Acreditamos que as celebridades e creators têm conhecimento e criatividade que podem encantar e aproximar o público, gerando mudanças significativas neste mercado”.

Produtos mais usados pelos influenciadores

Dos influenciadores respondentes da pesquisa realizada pela Wake Creators, 96% afirmam que o uso de maquiagem é importante para eles. Na categoria de produtos, os favoritos, além da base, considerada um item padrão, são corretivo (52%), máscara de cílios (46%), blush (39%), gloss (28%) e batom (26%). Quando o assunto são marcas favoritas encabeçadas por influenciadores, as primeiras que vêm à mente dos entrevistados são Boca Rosa Beauty (50%), Bruna Tavares (15%) e Mari Maria Makeup (13%).

 Skincare: uma nova tendência

Para além da maquiagem, os cosméticos focados em cuidados com a pele são uma parte importante do setor de beleza e os influenciadores têm atuação neste meio. Na pesquisa, 99% dos respondentes afirmam que o uso de produtos de skincare é importante para eles.

Os produtos preferidos dos influencers em suas rotinas de cuidados com a pele são protetor solar (65%), hidratante (59%), sabonete (37%), séruns (33%) e esfoliante (18%). Sobre as primeiras linhas de skincare idealizadas por influenciadores que vêm à mente dos respondentes, há um empate entre Bruna Tavares, Niina Secrets e We Pink (Virgínia), todas com 11%. A marca Boca Rosa Beauty (7%) também foi mencionada, mesmo só contando com produtos de maquiagem e capilares até o momento.

Bianca Andrade, Bruna Tavares e Mari Mari (Fotos: Divulgação)

 Celebridade se torna a personalidade da marca

Algumas das principais potências da cultura pop internacional que têm marcas de beleza de sucesso são as cantoras e atrizes:

  • Selena Gomez (Rare Beauty);
  • Rihanna (Fenty Beauty);
  • Ariana Grande (r.e.m Beauty);
  • Lady Gaga (Haus Labs).

No mercado de influência, algumas das principais linhas são:

  • Kylie Cosmetics (Kylie Jenner);
  • Rhode (Hailey Bieber);
  • Rose Inc. (Rosie Huntington-Whiteley);
  • Huda Beauty (Huda Kattan).

Neste sentido, é válido ressaltar que a personalidade das influenciadoras se torna também a personalidade da marca, além de uma forma de promover os produtos e criar tendências. A influenciadora Hailey Bieber, por exemplo, viralizou no mundo com suas dicas de maquiagem, rotina de cuidados com a pele e até com as unhas por meio das redes sociais, associando-as aos produtos de sua linha de beleza, a Rhode. Embora seus produtos ainda não sejam comercializados no Brasil, os virais foram tão positivos que Hailey está aproximando a marca de influenciadoras nacionais por meio do envio de produtos exclusivos.

Outro fator que impulsiona essa tendência é o comportamento da Geração Z em relação ao consumo de cosméticos. Este público é fortemente influenciado por celebridades e influenciadores em suas decisões de compra, o que destaca a importância da autenticidade e da conexão emocional nas estratégias de marketing direcionadas a essa faixa etária.

Vale ressaltar também que a criação de marcas próprias é um grande atrativo para influenciadoras que buscam diversificar suas fontes de receita num mercado tão competitivo como o de Influencers. Já o controle criativo sobre os seus produtos trazem a oportunidade de empoderamento sobre a construção de uma marca pessoal forte, o que pode ser um diferencial de mercado significativo também.

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