/
/
Cusco, a cidade onde se deve conferir a autenticidade do troco

Cusco, a cidade onde se deve conferir a autenticidade do troco

O Fusca chega a Cusco, mas, infelizmente, como em muitas jornadas na vida, experiências negativas acontecem. Confira mais essa aventura

Finalmente chegamos a Cusco. E, infelizmente, não podemos dizer que teremos a melhor lembrança da viagem. Ok, a região tem sua beleza única e peculiar, e falarei dela nos próximos textos. Mas, por força das circunstâncias, ao invés de minha primeira dica ser sobre um lugar bonito para conhecer, ela tem que ser: tomem cuidado com as moedas. Sim as moedas, de 2 e, principalmente, 5 pesos.

Mal chegamos à cidade e, ao tentar comprar o SOAT (Seguro Obligatorio de Accidentes de Tránsito) dentro do banco, a caixa me devolve uma boa quantia em dinheiro informando que aquelas moedas eram falsas… A conta? Aproximadamente 100 pesos (o peso, pelo valor de troca no país, tem o mesmo valor do real. Ou seja, prejuízo de R$ 100,00).

E esse nem era o maior dos problemas. O verdadeiro e mais grave problema é que passar nota falsa (ainda mais dentro de um banco) é crime, com pena de 3 a 13 anos. Claro que, ainda bem, a atendente do banco, super simpática, percebeu que éramos brasileiros e que havíamos sido enganados. Até porque passar nota falsa dentro do banco seria uma burrice sem tamanho.

Consegui com ela um exemplar de cada moeda e de cada nota vigente. Assim, pude identificar as diferenças para evitar passar por problemas maiores e não cair mais no golpe de receber trocos errados.

Se as moedas estiverem com as bordas lisas (sem as ranhuras laterais) não aceitem. As moedas falsas (normalmente de 5 pesos) parecem gastas, mas não se deixe ludibriar. Elas são feitas de um níquel barato que faz com que rapidamente percam a marcação.

A lhama que consta nas “costas” da moeda de 5 pesos deve estar totalmente legível e seu pescoço deve ficar bem rente ao centro da moeda. As laterais não podem estar lisas, precisam ter uma borda, mesmo que bem fina… Se, ao passar o dedo na moeda, você tiver a impressão de que ela está escorregadia, não aceite, devolva.

E, vai por mim, eles devolvem sem questionar… Foi assim no táxi, no troco do café, no restaurante, no posto de gasolina… Encontrei mais moedas falsas do que brasileiros em Cusco.

cusco-carro

Mal entramos na cidade e a visão não foi de agradar muito. Casas inacabadas, sujeira para todo lado, trânsito extremamente desorganizado e muitas, muitas buzinas sendo apertadas freneticamente. Olha a moto, buzina, olha o carro, buzina, olha o caminhão, buzina, o estudante, buzina… Enfim, a orquestra do dia é regida pela buzina e ela toca a céu aberto.

Após algumas horas com os ouvidos já acostumados, fomos conhecer a principal atração turística dentro da cidade de Cusco que é a Praça das Armas.

Em 1532 o colonizador Francisco Pizarro invade e saqueia a capital do império Inca (Cusco) destrói e rouba boa parte dos monumentos a sua volta. Um ano mais tarde, com o domínio espanhol já estabelecido, ele nomeia a praça que ficava rodeada dos palácios Incas como Praça das Armas (nome propício, considerando o enredo que guerra que envolvia os moradores da região e os imigrantes colonizadores).

Atualmente ao redor da praça não existem mais os palácios Incas, que deram lugar a igrejas, museus e alguns comércios. Mas a praça, mesmo após algumas reformas continua lá, quase intacta… No original Inca, ela era conhecida como “Huacaypata” que significa “ponto de encontro”. E Cusco significava: umbigo do mundo.

cusco-praca

Dica dois:

Após conferir o troco do táxi, compre um café para viagem em um dos restaurantes que ficam ao redor da praça. Sente em um dos bancos da praça e tome seu café lentamente enquanto toma um pouco de sol e observa a movimentação. O horário ideal para se fazer isso é por volta das 9h da manhã, quando a praça ainda se encontra um pouco vazia, o frio se faz presente, mas o sol começa a ganhar espaço.

Por volta das 11h a praça começa a receber turista de todo canto, os vendedores de passeios logo tomam conta do lugar e abordam a todos que passam oferecendo um passeio. Logo chegam diversas moças oferecendo massagem…

Infelizmente, rapidamente, nos lembramos do centro de São Paulo.

Viagem que segue

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]