Frente ao cenário de crise, o primeiro impulso dos empreendedores pode ser o de cortar gastos e enxugar o orçamento. No entanto, a saída para driblar a situação desfavorável é fazê-lo sem comprometer o potencial de crescimento da empresa.
“Com uma quantidade menor de capital circulando, é preciso fazer investimentos mais certeiros, mas não abandoná-los por completo”, afirma Elizeu Nogueira Jr, sócio-proprietário da Nogueira Brindes, que atua há mais de 20 anos no segmento de brindes personalizados. O empresário aponta quais estratégias devem ser mantidas em tempos de crise:
1. Seja lembrado
Propaganda é, de fato, a alma do negócio, e por mais que o retorno não seja imediato, manter o nome da empresa circulando é essencial para atrair futuros clientes e parceiros comerciais. Distribuir brindes, por exemplo, demonstra interesse, além de garantir a marca sempre à vista. “Os brindes fazem a diferença quando alguém decide fechar um negócio, mas ainda está em dúvida com relação a qual empresa escolher”, afirma o diretor da Nogueira Brindes, cuja linha de produtos personalizados supera 1000 itens.
2. Fidelização é o segredo
Na crise, é ainda mais importante que clientes antigos voltem ou continuem a comprar na sua empresa. Algumas táticas para isso é oferecer descontos especiais ? como ofertas do dia e cupons -, benefícios de entrega ou firmar parcerias com aplicativos de fidelização e sites de compras coletivas. Os próprios brindes corporativos também são interessantes como um lembrete de que você é a melhor opção. ?E não deixam de ser uma forma útil de agradar ao cliente?, completa Elizeu Jr.
3. Mantenha-se atualizado
Garantir a constante inovação e qualidade do produto é essencial. Para tanto, é necessário investir em tecnologia, pesquisa, maquinário e matéria-prima. Isso pode trazer soluções para a sua empresa voltar a crescer no médio prazo. Manter os funcionários atualizado, por sua vez, é tão importante quanto, com cursos, workshops e treinamentos, por exemplo.