A diretora de varejo da Mastercard, Vanessa Gordilho, se considera uma millennial. Não tanto pela idade, pois a diretora não nasceu após os anos 80, época em que os especialistas colocam como início da geração. Gordilho se considera uma millennial por também acreditar nos ensejos deles, como diversidade e praticidade. E a Mastercard também vem trabalhando fortemente nisso.
Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!
Não por acaso, a empresa, que é uma das líderes globais em meios de pagamento, está investindo pesado para atrair essa geração. Segundo a executiva, a companhia está acompanhando as mudanças e criando facilidades para que o cliente se sinta adaptado às novas formas de pagamento. A crise tem acelerado esse processo.
“A crise ajuda a readequar os negócios, ou seja, fazer o que já fazemos, só que de maneira mais criativa e eficiente”, afirma Gordilho. Ela dá o exemplo da revolução dos aplicativos no transporte público. Afinal, apesar do táxi continuar com a mesma função há anos, agora é infinitamente mais fácil encontrar um à sua disposição por meio dos smartphones.
Facilidade no dia a dia
Logo, não é por acaso que a empresa venha buscando novas maneiras de oferecer seus serviços aos clientes. No ano passado, por exemplo, a Mastercard lançou um sistema que permite usuários de transporte público pagar passagens aproximando seus cartões de crédito ou débito.
“Os millennials querem fazer essas atividades cotidianas de maneira cada vez mais rápida e segura”, diz Gordilho. “Um dos nossos próximos serviços será um sistema de autenticação de pagamentos por meio de selfies.”
A meta da Mastercard, de acordo com Gordilho, é também atender àqueles consumidores que ainda não são bancarizados e que não tem acesso a cartões. Por isso, serviços pré-pagos também estão cada vez mais no radar da companhia.
Não é para menos. Estima-se que 35% da população brasileira não tenha conta em banco e que, juntos, movimentem cerca de R$ 600 bilhões por ano. Um filão e tanto para a Mastercard atacar.