Pesquisar
Close this search box.
/
/
Crise na indústria de autos?

Crise na indústria de autos?

Produção de veículos no Brasil cai 22,4% em agosto na comparação anual, diz Anfavea

As montadoras de veículos no Brasil viram nova queda na produção em agosto, outro mês marcado por vendas abaixo das expectativas, refletindo fraca atividade econômica e parca oferta de crédito.

Enquanto a produção de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus caiu 22,4 por cento sobre igual mês do ano passado, a 265,9 mil unidades, as vendas diminuíram 17,2 por cento em igual base, para 272,5 mil unidades, informou nesta quinta-feira a associação que representa o setor, Anfavea.

“As vendas ficaram abaixo da expectativa inicial”, disse o presidente da Anfavea, Luiz Moan, a jornalistas. Na comparação com julho, a produção subiu 5,3 por cento, mas as vendas caíram 7,6 por cento.

Já no acumulado dos oito primeiros meses do ano, a produção chegou a 2,1 milhões de veículos, recuo de 18 por cento sobre mesma etapa de 2013, com as vendas caindo 9,7 por cento, a 2,2 milhões de unidades.

O forte declínio na produção de automóveis tem como pano de fundo um cenário de demanda mais fraca no mercado interno, com seletividade dos bancos em aprovar financiamentos e com as montadoras seguindo pressionadas por estoques elevados.

As exportações da indústria também vêm sendo atingidas: em agosto, houve queda de 50,6 por cento sobre um ano antes. No acumulado do ano, o recuo é de 38,1 por cento, com 235,4 mil veículos exportados, informou a Anfavea.

Para Moan, a situação no segundo semestre deverá ser melhor que na primeira metade do ano, devido em parte à melhora na oferta de crédito a partir da última semana de agosto, tendência que deve se estender até o fim do ano.

A Anfavea manteve as expectativas para o ano, que tinham sido reduzidas em julho, para projetar recuo de 10 por cento na produção, declínio de 5,4 por cento nas vendas no mercado interno e queda de 29,1 por cento nas exportações.

Apesar de reconhecer que as estimativas para 2014 ainda representam “desafio bastante grande”, Moan disse que a Anfavea não fará revisões antes de setembro e outubro, para sentir o impacto sobre o setor de medidas implementadas pelo governo com o objetivo de estimular a concessão de crédito.

“A redução média dos juros em bancos não vinculados a montadoras é um fator. Alguns bancos estão ofertando prazos de pagamentos de até 60 meses para entradas de 30 por cento. Sabemos que esse é um mecanismo que facilita”, afirmou.

Em agosto, a indústria automotiva mostrou queda de cerca de 1.400 postos de trabalho ante o mês anterior, somando 148.892 trabalhadores empregados. Segundo Moan, a redução reflete iniciativas tomadas pelas empresas para ajustar a produção à demanda.

O horizonte mais fraco para o setor tem feito uma série de montadoras concederem férias e diminuírem jornadas, também levando o governo federal a adiar para o fim do ano aumento de carga tributária que deveria ter ocorrido no final de junho.

A Fiat seguiu como líder de vendas de carros e caminhões leves em agosto, com cerca de 56,2 mil licenciamentos, segundo a Anfavea. A Volkswagen ficou em segundo lugar, com cerca de 48,43 mil veículos ante cerca de 38,8 mil carros da GM. A Ford vendeu por volta de 22,6 mil veículos.

* Via Reuters

 

Leia mais:

Lote de medicamento falso é apreendido

A bagagem foi extraviada. E agora?

Mario Kart 8 tem automóveis reais

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]