Pesquisar
Close this search box.
/
/
Criatividade combina com diversidade

Criatividade combina com diversidade

Diretamente do Cannes Lions, explicamos de qual forma a questão da diversidade se conecta com a criatividade

Cannes – França – A excelência criativa vem da reflexão original sobre o mundo que nos cerca. Ainda que haja variedade de temas e meios, uma coisa permanece consistente: as narrativas que permanecem conosco baseiam-se em valores universais que se conectam conosco. Mas não são todas as pessoas que são igualmente retratadas na arte a na cultura. A nossa indústria sofre de uma crise de inclusão e falta de acesso. Sem acesso a uma gama maior de criativos, nossa voz como indústria torna-se singular e abre uma lacuna que a impede de retratar e considerar a população real. Simplesmente contratar mais mulheres ou de maior diversidade não vai resolver o problema. O importante é fazer com que a diversidade tenha voz na indústria.

Este painel, “Transformado a criatividade pelo acesso” reuniu Desmond Marzette, Diretor Global de Propaganda da Jordan Brand, Donald Chestnut, Chefe Global de Criação da SapientNitro, Mimi Valdés, Chief Creative Officer da I am Other, Xanthe Wells, Empreendedora criativa, USA e Matt Lambert, Diretor da PRETTYBIRD em uma jornada visionária e catalisadora de pontos de vista únicos e expressivos que geram um trabalho de excelência. O painel foi um apelo pela mudança conjunta.

“Mulher, seja homem!”

“Não é a conversa sobre diversidade que você teria com a sua mãe”, foi a provocação de Donald Chestnut, da SapientNitro, introduzindo o painel. Xanthe tomou a palavra e mostrou como ela participava de reuniões de board com seu bebê recém-nascido. Ela diz que a indústria da propaganda é desesperadora. “Todos dizem que querem uma mulher”, e mostrou como normalmente as organizações depois desprezam mulheres por elas serem… Mulheres!! Estão à procura de mulheres que ajam como homens… Que tenham “energia masculina”, como Muhammad Ali dizendo “dê algo mais do que você pode dar”. Ambição míope e a empatia raivosa são características associadas à liderança feminina, características e que impedem a mulher de ser feminina, líder e efetiva. Para Xanthes, nem todos os líderes são do mesmo jeito. “O momento em que você contrata uma mulher é quando o problema começa… Diversidade não é política, é pratica”, diz a criativa. Isso implica em modificar o ambiente para que acomode uma nova liderança, e o que unifica a visão de mulheres nas agências é justamente a criatividade.

Crédito: Jacques Meir
Crédito: Jacques Meir

Autêntico e íntegro

Matt Lambert começou a contar sobre sua jornada em busca do reconhecimento a partir de um trabalho fortemente baseado em respeito a todas as formas de fluidez de gênero. Ele diz que sacrifício e riscos são necessários para que se siga uma carreira baseada na autenticidade. Seu trabalho foi considerado “muito gay” (porque propõe mudar mentes a partir de mudança de linguagens, além de exibir corpos de modo explícito. Os riscos da homofobia são elevados para seu trabalho ser “apreciado”) e então discriminado pelos produtores da comunidade publicitária. Intimidade e honestidade, transparência e a consciência da própria vulnerabilidade, porém, foram princípios dos quais ele não abriu mão. Por isso, Matt defende a integridade. “Com quem você trabalhar é quem define você”.

“Para que o mundo seja um lugar melhor, temos sempre que dizer alguma coisa”, finalizou Matt.

Crédito: Jacques Meir
Crédito: Jacques Meir

Hip hop é uma filosofia de vida

Desmond Marzette falou sobre como é importante levar elementos culturais para a compreensão da evolução e da transformação social. Focado no estudo de elementos que nascem a partir do comportamento da comunidade afro-americano (a), Desmond tornou-se especialista na cultura hip hop. E destaca o quanto as falhas de comunicação são inevitáveis quando uma empresa, uma marca não têm especialistas em cultura trabalhando para você. A idiotice e o preconceito tornam as marcas completamente desconectadas dos valores dos diferentes grupos sociais.

Por isso, Desmond defende que o respeito seja recíproco, respeite a linguagem e valores para ser respeitado. Por isso “faço um apelo: Diversidade é uma variável cultural complexa e precisamos compreender como ela se manifesta. Procure experts de cultura e procure na sua audiência. Não tenha vergonha de se conectar com as pessoas em ambientes diferentes. A agência de propaganda não é o ambiente certo para procurar novas formas de criação, autênticas e leais à audiência”.

Crie condições para a diversidade

Lidere com individualidade. Mimi Valdés encerrou o painel destacando 3 ações que julga relevantes para conduzir seu trabalho de storytelling: inspirar, educar e entreter. Ela destaca os princípios para criar histórias que ultrapassem os limites do preconceito: “alimente a curiosidade”, “abrace o risco”, coloque “autenticidade como rei”, “convide todos” para conversar e “encontre os experts”, aqueles capazes de encontrar soluções e de chacoalhar o mundo com suas opiniões.

Ao final do painel, Chestnut, da SapienNitro retornou ao palco e convidou a todos para que se engajem na campanha Make some room (“crie condições”em tradução livre).

“Makesomeroom” é a hashtag do movimento lançado no Cannes Lions, em um painel muito rico, intenso e corajoso. Entender sobre a diversidade e como podemos usá-la para alavancar a criatividade e alcançar um novo patamar de engajamento e honestidade na conversação com as pessoas é mais uma demanda tanto de empresas quanto da sociedade.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]