Pesquisar
Close this search box.
/
/
Crescimento do e-commerce traz desafios e desenvolvimento para plataformas

Crescimento do e-commerce traz desafios e desenvolvimento para plataformas

É necessário ter uma plataforma de e-commerce bem estruturada e fazer inúmeros testes de carga para garantir que toda a cadeia produtiva esteja preparada para suportar o grande aumento de volume

Levantamento recente divulgado pelo MCC-ENET mostra que o e-commerce no Brasil deve crescer 56% até 2024. No mês de novembro deste ano especificamente, as compras pela internet devem saltar, considerando a Black Friday e que 78% dos brasileiros pretendem adquirir produtos e serviços de maneira online durante o período de promoções. É o que indica pesquisa da Nielsen/Ebit em parceria com a Bexspay e divulgada em outubro.

É neste momento que o atendimento e o suporte ao cliente são colocados à prova e permitem que as empresas ligadas ao e-commerce se aprimorem em busca da relação “eficiência operacional x experiência do cliente”. É necessário se debruçar e focar inteligência e esforços em 2 pontos fundamentais para vencer desafios como: alta demanda de vendas/pedidos e a conexão da “multicanalidade” com o consumidor final.

Ao olhar para o primeiro ponto, é necessário ter uma plataforma de e-commerce bem estruturada e fazer inúmeros testes de carga para garantir que toda a cadeia produtiva, que envolve tecnologia e recursos humanos, estejam preparados para suportar o grande aumento de volume num curto espaço de tempo. Isso demanda revisão de fluxos, contratação de mão-de-obra temporária, treinamento intenso e entendimento preciso do papel de cada colaborador para o sucesso da operação pela perspectiva do cliente.

Conheça o Mundo do CX

Olhando para o segundo ponto é necessário buscar a melhor forma de se comunicar com o cliente, utilizando os diferentes canais disponíveis. Textos assertivos focando nos principais atrativos de cada produto, utilização de influenciadores que geram credibilidade, preços competitivos, facilidade e agilidade nos mecanismos de compra, ferramentas de suporte para sanar dúvidas e equipe bem preparada para contribuir com o cliente em sua decisão de compra. Todos estes itens geram segurança para que a relação empresa x consumidor se torne forte e se perpetue na linha do tempo.

Vale ressaltar que o período da Black Friday, da perspectiva das empresas que levam a sério a relação com seus clientes, é apenas mais um evento dentro dos 365 dias, onde nós, profissionais de suporte e atendimento, nos dedicamos com alegria, respeito e vontade de fazer a diferença na jornada individual de cada ser humano que está buscando adquirir um bem ou serviço de forma fluída.

Em minha vivência, percebo que só é possível gerar uma percepção de confiança nos clientes quando todos os colaboradores (independentemente de sua área de atuação: vendas, marketing, logística, recursos humanos, qualidade, desenvolvimento etc.) entendem a importância de seu papel na entrega final de um produto ou serviço.

Na Acer do Brasil, trabalhamos todos os dias com o intuito de estampar no coração e na mente de cada colaborador a importância de seu papel na satisfação plena do cliente. Frequentemente recebemos feedbacks de consumidores, indicando que estamos no caminho certo e que devemos continuar com nossa cultura de atender bem, com agilidade e assertividade.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Em outubro, ganhamos, pelo 5º ano consecutivo, o Prêmio Mesc. Fomos classificados entre as melhores empresas no quesito satisfação do cliente em 2022 na categoria de Eletrônicos Notebooks e Impressoras. O reconhecimento vem ao encontro das nossas diretrizes e certifica que devemos continuar a trilhar este caminho de sucesso. Cabe destacar que a pesquisa Mesc é realizada em parceria com o Google e contabilizou, em 2022, mais de 20 milhões de opiniões de consumidores, sendo que mais de 10 mil empresas foram analisadas em 207 segmentos.

Convido a todos a fazer uma reflexão sobre seu papel como profissional, perante os produtos e serviços que suas empresas oferecem. Nossas atividades no trabalho e nosso papel na sociedade definem o caminho que a humanidade deverá seguir ao longo dos próximos anos. Com planejamento, priorizando os valores e os pilares fundamentais, as chances de sucesso estão garantidas e tanto nós, como os clientes, nos sentiremos únicos e transformadores do mundo.

*Luiz Alberto Gonzaga é Diretor de Serviços na Acer do Brasil.


+ Notícias

Empresas devem estar atentas ao relacionamento com clientes inadimplentes

Meios de pagamento turbinam e-commerce para vendas de Natal

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]