Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como construir uma gestão de crédito e cobrança eficiente?

Como construir uma gestão de crédito e cobrança eficiente?

Uso de tecnologias e processos contribui com sustentabilidade do negócio e com a criação de experiências harmoniosas e personalizadas.

A gestão de crédito e cobrança é um componente vital para a saúde financeira de qualquer organização. Uma abordagem eficiente não só garante a recuperação dos valores devidos, mas também fortalece as relações com os clientes, melhorando a sustentabilidade dos negócios.

Para entender como otimizar esse processo, Lucas Barleta, gerente do Serasa Crédito, compartilha insights valiosos sobre o papel da tecnologia, indicadores de desempenho, estratégias de comunicação e os obstáculos comuns que as empresas enfrentam no processo de gestão de crédito e cobrança.

O especialista salienta que uma operação eficiente é fundamental para a gestão de crédito e cobrança. “Do ponto de vista tático, o elemento-chave é ter uma operação eficiente. Falando sobre cobrança, essa operação é fundamental, já que é o cenário em que as instituições financeiras possuem maiores desafios para recuperação do crédito originado”, explica.

Na perspectiva estratégica, a tempestividade na análise do comportamento dos consumidores é crucial. “Quanto mais rápida for a análise do comportamento dos consumidores que utilizam produtos de crédito, mais cedo será possível ajustar políticas e inteligências de crédito e cobrança, aplicando o comportamento mais atual para os próximos clientes”, complementa.

Tecnologias emergentes na gestão de crédito    

As tecnologias emergentes, como a Inteligência Artificial (IA) e a automação de processos, estão revolucionando a gestão de crédito e cobrança.

“Por meio delas, empresas conseguem ser mais ágeis no processo de análise e retroalimentação de novas capturas de dados provenientes da carteira de crédito ao longo do tempo,” afirma Lucas Barleta.

Essas tecnologias proporcionam uma análise mais rápida e precisa, permitindo ajustes imediatos nas estratégias de crédito e cobrança. A IA pode identificar padrões comportamentais complexos e prever a probabilidade de inadimplência, enquanto a automação simplifica processos repetitivos, liberando recursos para tarefas mais estratégicas.

Além disso, para avaliar a eficácia de um sistema de gestão de crédito e cobrança, é essencial monitorar indicadores de desempenho relevantes. O especialista destaca que os indicadores mais relevantes para a gestão de crédito e cobrança são aqueles que demonstram o histórico de pagamento ou inadimplência dos consumidores ao longo do tempo.

Esses indicadores incluem:

  • Taxa de inadimplência;
  • Tempo médio de recebimento;
  • Recuperação de crédito;
  • Custo de recuperação.

Monitorar esses indicadores ajuda a identificar tendências, ajustar políticas de crédito e desenvolver estratégias mais eficazes de cobrança. 

Otimização de estratégias de comunicação e negociação    

A comunicação eficiente é um pilar para a recuperação rápida e eficaz de dívidas.

“Através da Inteligência Artificial e análise de dados, as estratégias de comunicação e negociação podem ser tornar altamente eficientes, uma vez que é possível identificar os melhores horários para entrar em contato com determinados clientes, os melhores canais e formas de comunicação, a partir de testes. Ao compreender detalhadamente o perfil de cada consumidor, as empresas podem personalizar a comunicação de acordo com a eficácia, aumentando ainda mais a conversão de pagamento ou a concessão de crédito“, pontua Barleta.

A IA pode identificar os melhores momentos e canais para entrar em contato com os clientes, personalizando a abordagem de acordo com o perfil de cada consumidor.

Essa personalização aumenta a eficácia das comunicações e melhora a taxa de recuperação de crédito. Estratégias, como lembretes automáticos de pagamento, ofertas de renegociação personalizadas e atendimento ao cliente proativo são exemplos de como a tecnologia pode otimizar a comunicação com clientes inadimplentes.

Os impasses do dia a dia  

A previsão do comportamento futuro dos consumidores é um dos maiores desafios na gestão de crédito e cobrança.

“Um dos obstáculos mais comuns enfrentados pelas empresas de gestão de crédito e cobrança é a previsão do comportamento futuro do consumidor que está recebendo crédito”, detalha Lucas Barleta. Compreender se o cliente terá a capacidade de pagamento nos meses seguintes é essencial para evitar inadimplências.

Outro desafio significativo é a comunicação eficaz com os consumidores. “A constante evolução da tecnologia (e, consequentemente, do contexto dos consumidores) é um desafio adicional, exigindo que as empresas estejam sempre atualizadas e renovadas para manter uma comunicação eficaz nos momentos mais oportunos”, completa.

Para superar esses desafios, as empresas devem investir continuamente em tecnologia e na análise de dados. A IA e o Machine Learning podem ajudar a prever comportamentos futuros com maior precisão, enquanto as plataformas de comunicação omnichannel garantem que os clientes sejam abordados nos canais que preferem e nos momentos mais convenientes.

Além disso, é fundamental manter uma abordagem ética e transparente na gestão de dados dos clientes. A conformidade com regulamentações como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é indispensável para construir confiança e garantir a privacidade dos consumidores.

O sucesso está em um conjunto de fatores   

A gestão de crédito e cobrança eficiente é essencial para a estabilidade financeira das empresas e para a manutenção de relacionamentos saudáveis com os clientes.

A combinação de uma operação tática eficiente, análise estratégica tempestiva e o uso de tecnologias emergentes, como IA e automação, pode transformar significativamente a eficácia desse processo.

Monitorar os indicadores de desempenho corretos, personalizar as estratégias de comunicação e superar os desafios de previsão comportamental são passos cruciais para otimizar a gestão de crédito.

“A constante evolução da tecnologia e do comportamento dos consumidores exige que as empresas estejam sempre atualizadas e renovadas para manter uma comunicação eficaz nos momentos mais oportunos e uma operação eficiente”, conclui o especialista.

Ao investir em tecnologias avançadas e práticas de gestão transparentes e éticas, as empresas podem melhorar significativamente suas operações de crédito e cobrança, garantindo uma recuperação mais rápida e eficiente das dívidas e contribuindo para um ambiente financeiro mais saudável e sustentável.

CCX

No dia 6 de agosto, o Credit and Collection Experience (CCX) reunirá especialistas, lideranças e empresários para debater e propor soluções para os desafios da jornada dos consumidores brasileiros no acesso ao crédito e na resolução de dívidas.

Diante de transformações no setor, motivadas por tecnologias recentes como a Inteligência Artificial generativa, Big Data e Machine Learning, chega o momento de aprofundar conhecimentos para construir a sustentabilidade financeira e econômica do país.

Venha transformar o crédito e cobrança no CCX!

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]