Os Correios anunciaram sua entrada no segmento de marketplace com o lançamento do Mais Correios, um movimento estratégico para concorrer com Shopee, Shein e AliExpress. A nova plataforma tem previsão de entrada em funcionamento ainda no primeiro semestre deste ano. Inicialmente, os usuários podem apenas se cadastrar para receber benefícios e novidades.
De acordo com a estatal, o foco inicial do Mais Correios será atender grandes empresas, aproveitando a ampla capilaridade logística da estatal para ampliar a atuação dessas companhias em todas as cidades brasileiras. Em uma segunda etapa, a plataforma abrirá espaço para pequenos e médios empreendedores.
“Os Correios estão no centro desse esforço. Muitas ações estão sendo realizadas para tornar a estatal forte novamente. E o lançamento do Mais Correios é parte desse novo tempo. Essa plataforma representa o futuro dos Correios, em que a tecnologia serve à inclusão, ao desenvolvimento e à justiça social”, frisou Sônia Faustino, presidente do Conselho de Administração dos Correios.
Democratização do comércio eletrônico
A aposta no marketplace ocorre em um momento desafiador para os Correios, que enfrentaram um prejuízo de R$ 3,2 bilhões no ano passado, segundo o Ministério da Gestão e Inovação (MGI). No entanto, Fabiano Silva, presidente dos Correios, destaca os diferenciais competitivos que a estatal possui: “Uma estrutura logística própria, milhares de agências espalhadas pelo País, frete competitivo e opções de entrega, incluindo novos canais dos Correios”.
Além da plataforma, os Correios também apresentam uma nova logomarca para marcar essa nova fase no segmento de full commerce. O lançamento do Mais Correios faz parte de uma estratégia mais ampla da estatal, que planeja expandir suas operações para setores como seguros, banco digital e outros negócios.