/
/
Copom sinaliza que juros altos devem ser mantidos por período prolongado

Copom sinaliza que juros altos devem ser mantidos por período prolongado

Com inflação resistente e cenário global instável, Banco Central adota tom mais duro e promete juros altos por mais tempo.

As perspectivas para a inflação permanecem desafiadoras em diversas dimensões. Em ata, divulgada nesta terça-feira, 24, o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), avaliou que o combate à inflação vai precisar continuar firme e por um período prolongado.

Na última, quarta-feira, 18, o Copom decidiu elevar a taxa Selic em 0,25 ponto percentual, para 15% ao ano. E reafirmou em ata que o cenário segue desafiador para a convergência da inflação à meta de 3%, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O BC trabalha agora mirando a inflação do fim de 2026.

A decisão é um reflexo da preocupação com uma série de fatores que mantêm a inflação resistente no Brasil. Além da resiliência da economia doméstica e da força do mercado de trabalho, o ambiente internacional permanece instável, com incertezas fiscais nos Estados Unidos, tensão no Oriente Médio e volatilidade nos mercados globais, destaca a ata.

Do lado interno, os sinais de desaceleração da atividade seguem mistos. Dados do PIB do primeiro trimestre mostram avanço puxado por setores como a agropecuária, mas o consumo das famílias também reagiu positivamente, sustentado por renda e crédito. Segundo os analistas, o mercado de trabalho continua aquecido, com geração de empregos e desemprego em baixa.

Fiscal e crédito também no radar

A política fiscal doméstica segue no foco do Copom. A falta de clareza sobre a sustentabilidade da dívida pública e o avanço de gastos obrigatórios podem elevar a chamada taxa de juros neutra da economia, o que enfraquece o efeito da política monetária e encarece o processo de desinflação.

O mercado de crédito, por sua vez, começa a mostrar sinais de esfriamento. Apesar do dinamismo recente, o custo dos empréstimos aumentou, e as concessões desaceleraram, em especial no crédito livre. No caso das famílias, o volume de pagamentos de dívidas já supera o de novos financiamentos, o que sinaliza um freio no consumo à frente.

Inflação segue acima da meta

Apesar de algumas surpresas positivas nos preços de alimentos e bens industriais, a inflação de serviços permanece elevada e com forte inércia. Os núcleos de inflação, que desconsideram itens mais voláteis, seguem acima do nível compatível com o cumprimento da meta.

Ainda, o boletim destaca que, segundo a pesquisa Focus, agentes do mercado projetam inflação de 5,2% para 2025 e 4,5% para 2026 – ambos os números acima da meta de 3%. No cenário de referência do Copom, a projeção de inflação é de 4,9% em 2025 e 3,6% em 2026 – ainda acima da meta. Por isso, mesmo com o aumento da Selic nesta reunião, o Comitê sinalizou que “este cenário prescreve uma política monetária significativamente contracionista por um período muito prolongado para garantir a convergência da inflação para a meta”, diz em nota do BC.

A elevação anunciada nesta semana pode ser a última por ora. Mas, o BC deixou claro que não hesitará em retomar o aperto monetário se as condições piorarem. Como resultado, o Comitê comunicou que prevê uma interrupção do ciclo de alta de juros para examinar os impactos cumulativos da política monetária, ainda não observados. “A construção da confiança necessária para definir o grau apropriado de restrição monetária exige que os canais de política estejam desobstruídos”, destaca o Comitê.

Foto: Febraban.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]