Por mais que o telefone ainda seja o canal preferido do consumidor, existem empresas que estão olhando para a frente e atuando para ampliar as formas de conversar com o cliente. Para colaborar com essa estratégia, o Twitter lançou soluções para tornar ainda mais eficiente a comunicação entre marcas e consumidores na plataforma.
Atendimento Automatizado ao Consumidor via Mensagem Direta, como é chamada a nova funcionalidade, possibilita o envio de respostas automáticas e de boas-vindas. Elas podem ser integradas ao atendimento humano, tornando a experiência do consumidor mais rápida.
Os novos recursos estão disponíveis em todo o mundo e não restringe o tema de contato. Ou seja, os consumidores e as companhias podem ter qualquer tipo de conversa, seja sobre dúvidas, problemas ou outros temas. O diferencial é que, nesse caso, o diálogo poderá acontecer de forma privada – sem que os outros usuários vejam as trocas de mensagens.
As empresas podem ainda ativar cards para direcionar o consumidor para algum serviço fora da plataforma, como um check-in de passagem aérea, por exemplo. De acordo com o Twitter, uma pesquisa da consultoria Applied Marketing Science mostra que consumidores que têm seus tweets respondidos por uma empresa estão dispostos a gastar até 20% mais em um item dessa marca no futuro, e 30% mais propensos a recomendar a marca.
“No Twitter, a marca pode extrair informações e insights sobre qualquer assunto, além de interagir em tempo real diretamente com o público que quer atingir. A conversa sobre as marcas já acontece dentro Twitter e, ao participar dela, as empresas podem entender melhor necessidades, desejos, comportamentos e, muitas vezes, influenciar as opiniões a respeito de seus produtos e serviços”, afirma Daniel Carvalho, diretor de desenvolvimento de negócios do Twitter para América Latina.
Confira como funciona: