A conjuntura econômica atual está deixando os empresários com pé atrás na hora de gastar com novas contratações. Nove em cada dez (88%) deles não contrataram nem pretendem contratar funcionários para reforçar o quadro das empresas no fim do ano, revela um levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Somente 7% demonstraram intenção de abrir novas vagas até lá, embora não tenham contratado até agora.
?O empresariado imagina que os resultados do Natal, a principal data comemorativa em número de vendas e faturamento, serão ruins, o que os impede de investir em infraestrutura e, principalmente, desestimula a contratação de mão de obra?, explica em nota Honório Pinheiro, presidente do CNDL. A estimativa é que apenas 24.427 vagas temporárias sejam criadas no final de 2015.
Quatro em cada dez empresários esperam vendas piores
Considerando o faturamento dos últimos três meses terminados em agosto, praticamente a metade da amostra (48%) afirma que os resultados ficaram abaixo do esperado. Não por acaso, a maior parte dos empresários entrevistados na pesquisa está pessimista: para 45% da amostra, os resultados das vendas em 2015 serão piores que no ano passado; e outros 28% acreditam em níveis de venda iguais a 2014.
Inibição do consumo
Entre as principais razões para essa baixa expectativa das vendas estão: mudanças na política e no cenário econômico atual (32%); o desemprego (20%); e a inflação alta e diminuição no poder de compra das famílias (16%).
“Os empresários entendem claramente que o ambiente econômico desfavorável inibe o consumo e faz com que muitos consumidores repensem seus hábitos de compra, a fim de enfrentar a crise”, explica Marcela Kawauti economista-chefe do SPC Brasil. Para ela, a retração esperada para o PIB, o aumento da inflação, a corrosão do poder de compra das famílias, a desvalorização do real e a deterioração dos níveis de emprego contribuem para um clima geral de desconfiança e pessimismo.
Apenas 27%% dos empresários pretendem investir para o Natal
O final do ano é tipicamente uma época em que os empresários se preparam para aumentar o estoque e a variedade de produtos para atender a alta demanda, mas 2015 será diferente. Em reflexo à baixa expectativas para as vendas de Natal, a intenção de investir nesta período do ano também diminuiu. Apenas 27% dos entrevistados da pesquisa pretendem investir para a época, contraponto 71% que não o farão.
Entre os empresários que não pretendem investir, cerca de 42% afirmam que não veem aumento significativo na demanda. Ao mesmo tempo, 16% estão desanimados com o resultado das vendas deste ano e 15% mencionam a falta de capital para investimento.