Embora as compras feitas pela internet sejam mais associadas ao público jovem, esse cenário deve mudar no cenário de compras de 2018. Pesquisa realizada pela Rakuten Digital Commerce indica o aumento do número de consumidores acima de 60 anos que devem realizar compras por este canal neste mês. O aumento deve ser de até 23% se comparado com o mesmo período de 2017, com a ressalva que esse grupo vem em crescimento constante nos últimos anos.
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Na sequência, a faixa etária que deve se destacar abrange os consumidores com idades entre 30 e 40 anos, com um aumento esperado de 22%. Quem puxa o terceiro maior crescimento de consumo pela internet é o grupo dos que se enquadram na faixa dos 20 aos 30 anos, com uma alta de 21%. “O pagamento do 13º salário influencia na predominância de consumidores mais velhos nas compras online para o Natal, assim como a tradição de presentear filhos e netos”, explica René Abe, CEO e Presidente da Rakuten Brasil.
O levantamento também indica que pessoas com idade entre 40 e 50 anos devem apresentar o maior ticket médio, impulsionados pelas compras de natal.
Compras Online – Final de Ano 2018 – Crescimento Esperado
Menos de 20 anos — 11%
Entre 20 e 30 anos — 21%
Entre 30 e 40 anos — 22%
Entre 40 e 50 anos — 17%
Entre 50 e 60 anos — 8%
Acima de 60 anos — 23%
Ticket médio
O valor médio do ticket deve ser, de forma geral, de R$ 290,27, valor que representa um aumento de 2,5% em relação ao último ano. Contudo, os consumidores com idade entre 40 e 50 anos devem ter um custo maior de ticket, que deve girar em torno de R$ 355,06, 2% a mais que no fim de 2017.
Ticket médio compras online – Final de Ano 2018
Menos de 20 anos — R$ 197,51 (variação dez/18 vs dez/17 — 1,8%)
Entre 20 e 30 anos — R$ 227,87 (variação dez/18 vs dez/17 — -1,3%)
Entre 30 e 40 anos — R$ 290,13 (variação dez/18 vs dez/17 — 1%)
Entre 40 e 50 anos — R$ 355,06 (variação dez/18 vs dez/17 — 2%)
Entre 50 e 60 anos — R$ 344,72 (variação dez/18 vs dez/17 — -1%)
Acima de 60 anos — R$ 305,36 (variação dez/18 vs dez/17 — 2,5%)