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Consumidor brasileiro: entre preços e comportamentos no supermercado

Consumidor brasileiro: entre preços e comportamentos no supermercado

Estudo mostra a importância de empresas entenderem o comportamento do consumidor em comparação de preços para adotar estratégias no varejo de supermercado

Conforme revelado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no final de dezembro, a taxa de inflação de 2023 encerrou em 4,62%, com uma queda em relação aos 5,90% observados em 2022. Os preços dos alimentos para consumo domiciliar apresentaram uma diminuição de 1,14% durante os 12 meses que se encerraram em novembro de 2023, conforme indicado pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). É importante observar que esse cenário molda a forma do consumidor brasileiro ir ao supermercado.

Segundo um estudo da Opinion Box com a Neogrid, considerando esse cenário, a busca por opções mais baratas faz parte do cotidiano de 90% dos ouvidos pelo estudo. Além disso, o preço influencia em 66% das decisões de compra do consumidor. Em seguida, aparecem as promoções e descontos (60%), bem como a qualidade do produto. Porém, dentro do recorte social, 75% entre as classes A e B priorizam a qualidade, enquanto esse percentual é de 57% entre os grupos C, D e E.  

Preço como fator decisivo

Além disso, outro ponto mostrado pelo estudo foi a frequência em que os consumidores comparam os preços entre as marcas dos produtos que pretendem comprar. Em um cenário em que 80% sempre estão atentos às promoções, a comparação entre preços acontece sempre para 52% dos respondentes, frequentemente para 31% e às vezes para 14%. Os que comparam raramente ou nunca são, respectivamente, 2% e 1%.

Segundo levantamento da Horus, marca do Ecossistema Neogrid e especializada em inteligência de mercado, certas categorias são mais sensíveis em relação às oscilações de preço. Um exemplo é o comportamento do mercado de biscoitos, que evidencia um aumento na incidência desses produtos nas compras dos consumidores sempre que os preços declinam.

Em junho de 2023, quando o preço médio do quilo de biscoitos atingiu R$ 36,41, a incidência registrada foi de 21,3%. Em julho do mesmo ano, com a redução para R$ 33,22, a incidência subiu para 27,4%. Já em novembro, observou-se um aumento de cerca de R$ 1 no preço, resultando em uma diminuição de aproximadamente um ponto percentual na incidência. Essa dinâmica de variação também se manifesta em categorias como queijo e pão.

O comportamento do consumidor brasileiro no supermercado

Observar o preço é um comportamento comum para o brasileiro, tanto que 91% do público da pesquisa têm esse hábito ao ir aos supermercados. E, na hora de escolher o mais atraente, as marcas próprias do local onde são feitas as compras são vistas como alternativa em 90% dos casos. Como justificativa por ela opção, estão o melhor preço (79%), a maior variedade de produtos (19%) e a qualidade (8%).

Quanto à frequência, a maior parte do público da pesquisa prefere fazer compras menores e várias vezes ao mês (38%), enquanto outros têm o hábito de realizar uma compra grande, para o abastecimento do mês (37%).

Ao irem ao supermercado, 83% dos ouvidos pelo estudo costumam levar mais itens quando veem que o preço está baixo. Os produtos em promoção se tornam atrativos e, em 49% dos casos, são levados pelo consumidor mesmo que não sejam necessários naquele momento.

Onde você quer comprar?

Ao questionar os consumidores sobre a forma utilizada para fazerem suas compras de supermercado, notou-se que os mercados de bairro são frequentados por apenas 12% dos respondentes. Se destacam os supermercados tradicionais, com 33% de preferência, seguidos pelos atacarejos ou atacados (30%).  As grandes redes e hipermercados cativam 25% dos clientes.

As compras online também têm se mostrado presentes no cotidiano do público dos supermercados. Isso porque, enquanto 52% optam por comprar presencialmente, 47% dos clientes dizem também fazer compras no de bens e consumo no varejo digital. Normalmente, essas aquisições online acontecem mensalmente (41%); semanalmente (18%) e diariamente (5%).

Diante desse cenário, entender o comportamento do consumidor é necessário para traçar estratégias. O estudo evidenciou a influência do custo na experiência de compra. A busca por opções mais acessíveis tornou-se uma prática comum para a maioria dos brasileiros. Diante desse cenário, entender o comportamento do consumidor é necessário para traçar estratégias.

Foto: Shutterstock.com

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