/
/
Confiança do consumidor cai 23,4% em SP

Confiança do consumidor cai 23,4% em SP

Segundo indicador da FecomercioSP, na comparação mensal houve estabilidade

A confiança do consumidor paulistano caiu 23,4% em agosto, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo indicador divulgado hoje (24) pela FecomecioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).

Na comparação mensal, contudo, o estudo mostrou que a confiança interrompeu a trajetória de queda e apresentou no mês estabilidade frente a julho, com leve alta de 0,1%.

Com essa trajetória, o indicador ainda se mantém na zona de pessimismo, com 84,7 pontos. O ICC varia de zero (pessimismo total) a 200 (otimismo total).

Considerando os índices avaliados pelo indicador, aquele que mede as Condições Econômicas Atuais (ICEA) e as Expectativas do Consumidor (IEC) apresentaram rumos diferentes entre julho e agosto.

O ICEA caiu 3,2% na comparação mensal, passando para 59,3 pontos, o menor desde maio de 1999. Na comparação com agosto de 2014, o recuo foi de 46,1%.

Segundo a FecomercioSP, essa variação negativa reforça o cenário de instabilidade decorrente da inflação elevada, dos juros altos e do aumento do desemprego.

Já o IEC apresentou alta de 1,5%, ao passar para 101,6 pontos em agosto.

As famílias paulistanas com renda de até 10 salários mínimos tiveram recuo de 27,2% no índice de confiança na comparação anual. Com relação a julho, a queda do indicador foi de 1,1% e chegou aos 80,7 pontos, o menor valor desde agosto de 2002.

Já entre as famílias que possuem renda acima de 10 salários, o indicador uma variação anual negativa de 15,2%. Por outro lado, a variação mensal foi positiva: passou de 91 para 93,2 pontos ? alta de 2,4%.

Leia mais

Cresce 9,57% o número de empresas inadimplentes

37,3% dos varejistas estão com o estoque alto

Satisfação com e-commerce bate recorde positivo

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]