Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como montar um bom currículo sem experiência?

Como montar um bom currículo sem experiência?

Para a maioria dos estudantes, uma as principais dúvidas é por onde começar a procurar um emprego. E porque não começar pelo básico? A elaboração de um bom currículo.

Bons profissionais às vezes encontram dificuldades para elaborar um currículo e muitos são eliminados de seleções de emprego por erros básicos ou porque não souberam valorizar o seu trabalho. Cada profissão tem suas particularidades. Nas áreas de Arquitetura e o Design de Interiores isso não é diferente. O currículo de um arquiteto ou designer deve, além de todas as informações básicas, conter principalmente um portfólio. Mas uma questão muito levantada por quem está começando a carreira é: como montar um bom currículo se quase não tenho experiência e estou saindo agora da faculdade? Veja algumas dicas que respondem essa e outras dúvidas do palestrante Glaucio Gonçalves.
 
Portfólio

Se ainda não tem um portfólio, esse é o primeiro passo. Separe os seus melhores trabalhos realizados durante a faculdade ou que desenvolveu em experiências de estágio. Não sinta vergonha dos seus trabalhos por serem ainda amadores, escolha aqueles que se orgulha mais.  A melhor opção como vitrine é hospedar em uma plataforma online. Há uma infinidade de opções gratuitas na internet em que você pode montar um portfólio.
 

Informações básicas 

Parece um assunto batido, mas muitas pessoas ainda erram nas informações mais básicas. Muitas vezes estamos mais preocupados em ser criativos e originais e erramos informações pessoais. Nome completo, endereço, idade e estado civil não podem faltar. Essas informações são importantes para o empregador, tanto quanto suas habilidades. Além de telefone e um e-mail de contato que transpareça um tom profissional. Ao salvar o documento, dê um nome de fácil localização. Minha sugestão é seu nome completo (resumido, se muito longo) acrescido da sigla CV, de Currículo Vitae.
 
Mantenha o currículo atualizado ? Essa é uma premissa para qualquer profissão. Sempre deixe claro o ano em que terminou a graduação ou em qual período está cursando. Coloque a informação correta sobre a sua formação e não deixe espaço para o empregador ter dúvidas, isso pode fazer a diferença na seleção.
 

Experiência profissional

Nunca coloque o que nunca fez. Caso seja algo que gostaria, cite isso durante uma entrevista, mas não minta sobre sua experiência no currículo. Caso não tenha experiência na área, deixe claro o seu objetivo, que tipo de vaga procura, em qual área da profissão, para que o empregador tenha informações do seu perfil.
 

Qualificações profissionais

Aproveite o espaço para destacar os seus conhecimentos. Seja sincero e não invente nada, pois isso já demonstra a sua postura ética. Você não precisa ter habilidades em todas as áreas da profissão ou dominar todos os softwares de edição. Faça uma autoavalição e escolha quais habilidades prefere destacar. Coloque os idiomas que sabe falar, os cursos de formação complementar, os conhecimentos de informática, como Photoshop, AutoCAD, 3D Max, Pacote Office, Internet, sketchup e renders. Muitas atividades estão envolvidas com a área de Arquitetura e Design de Interiores, como vendas, gestão e administração, lidar com os clientes e fornecedores. Selecione suas melhores aptidões e as destaque.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]