Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como humanos e máquinas podem revolucionar a experiência do cliente?

Como humanos e máquinas podem revolucionar a experiência do cliente?

Saber equilibrar e unir as forças de humanos e máquinas é o pensamento que deve levar empresas a realmente se desenvolverem com o uso da I.A

O mercado global de Inteligência Artificial – e de bots – não para de crescer. E, com isso, é natural que a atenção das empresas comece a se voltar para maneiras mais eficazes, ágeis e assertivas na comunicação com os seus clientes utilizando essa tecnologia. Afinal, elas são parte de um processo importante de transformação digital, otimizando processos e transformando os negócios como um todo.
Mas, apesar dos dados serem incisivos e mostrarem que, até 2020, 85% das interações dos consumidores serão automatizadas – segundo dados do Gartner Institute –, surge um desafio: como fazer com que a experiência gerada por essas interações entre humanos e bots seja enriquecida pelo uso da inteligência artificial?
Saber equilibrar e unir as forças de humanos e máquinas é o pensamento que deve levar empresas a realmente se desenvolverem com o uso da inteligência artificial.
Características humanas como liderança, criatividade e habilidades sociais seguirão sendo indispensáveis em muitos casos e soluções, enquanto a habilidade de escalar processos e de lidar com uma quantidade imensa de dados, que as máquinas têm o expertise, podem melhorar e agilizar o atendimento ao cliente otimizando o tempo.
Aliás, vale aqui ressaltar que o tempo é um pilar fundamental, uma vez que pode ser o responsável por alinhar os interesses das duas partes.
O usuário será bem atendido ao mesmo tempo que a empresa foca no seu core e em demandas que vão gerar valor para o seu negócio. Sendo assim, a tecnologia complementa e potencializa as capacidades humanas.

experiência do cliente
Foto Pixabay

O machine learning é um grande exemplo disso. Essa tecnologia está presente em tantos aspectos da nossa vida, que talvez a gente nem se dê conta.
Está desde serviços de streaming e as suas recomendações certeiras até os aplicativos que te tiram do trânsito. E isso também passa pelo atendimento ao cliente, já que as máquinas conseguem, a partir de dados analíticos, melhorar a experiência do consumidor e até acompanhar hábitos de consumo.
Outro ponto importante para potencializar o atendimento por inteligência artificial é a personalização. Este processo pode ser feito utilizando dados já existentes, o que naturalmente facilita o suporte.
Isso porquê, com o uso de IA conseguimos customizar essa assistência, já iniciando um atendimento via whatsapp, por exemplo, chamando a pessoa pelo nome e exigindo apenas um outro fator para fazer o login antes de enviar outras informações.
Além disso, a tecnologia nos ajuda também na captura de leads, uma vez que as informações ficam mais estruturadas e é possível atender melhor o usuário quando ele precisar entrar em contato com a empresa.
Todos esses procedimentos, no final, têm como objetivo garantir a melhor experiência do cliente, com interações que sanem dúvidas e retenham os consumidores sem a necessidade de transbordo para o atendimento humano, afinal a união faz a força, e esta soma harmoniosa entre máquinas e humanos só traz benefícios para o consumidor. Sua empresa está preparada para essa tendência?
* Rodrigo Passeira é Product Manager da Wavy, empresa do grupo Movile que reúne mensageria, conteúdo e soluções completas de customer experience


+ SOBRE O ASSUNTO

Gol lança robô atendente no aeroporto de Guarulhos
Empresas de telefonia prometem banir robôs usados para verificar disponibilidade do cliente
Robotização: o trabalho humano ainda tem espaço?
Mutant e Europ apostam em robô especializado em atendimento de emergência

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]