/
/
Como é a relação do brasileiro com o m-commerce?

Como é a relação do brasileiro com o m-commerce?

Segundo estudo da Ericsson, a segurança é a principal barreira para os consumidores adotarem esse tipo de serviço

No Brasil, o rápido aumento do número de smartphones no país torna o m-commerce cada vez mais próximo do nosso dia a dia. Segundo a pesquisa ?M-commerce em mercados emergentes?, produzido pelo ConsumerLab da Ericsson, 21% dos usuários de celulares utiliza alguma ferramenta do setor para adquirir bens ou serviços, 6% para transferir dinheiro e 8% usa a tecnologia paga contas.

O estudo explora as tendências do segmento nos mercados emergentes da América Latina, África e Ásia. O relatório destaca ainda que o serviço tem grande potencial de crescimento em países como Brasil, Argentina e México.

Nessas regiões apenas uma minoria da população tem conta em banco, apontam os resultados. ?Na América Latina, 61% da população não está incluída no sistema bancário, quase metade da força de trabalho está empregada informalmente e o dinheiro em espécie é o método mais frequente de pagamento, o que gera uma preocupação extra com a segurança na hora de realizar compras?, explica André Gualda, especialista do ConsumerLab da Ericsson na América Latina.

Os principais motivadores para se utilizar os serviços financeiros móveis nesses mercados são comodidade, rapidez e facilidade adicional do usuário em não precisar recorrer ao dinheiro vivo nas transações.
Uma das razões de o dinheiro em espécie ainda ser muito atrativo para a realização de negócios é a rapidez, a clareza no pagamento e a possiblidade de um controle mais direto das pessoas sobre seus gastos. Ele aparece como a forma mais conveniente quando o remetente e o receptor estão no mesmo lugar físico. Porém, quando não estão, ele se torna inconveniente. A falta de transparência do sistema bancário também é um influenciador.

De acordo com o relatório, 56% dos brasileiros que ainda não utilizam serviços de m-commerce acreditam que a falta de segurança é principal barreira para adotar a tecnologia. ?A segurança é sem dúvida a principal barreira para os brasileiros, principalmente pelo fato de relacionarem ao m-commerce experiências negativas comuns no país, como fraudes de cartão de crédito e até mesmo furtos ou roubos de celulares?, completa Gualda.

Apesar das barreiras, a quantidade de usuários de serviços de m-commerce deve crescer significativamente. No Brasil, na Argentina e no México, o número de usuários de pagamentos móveis deve mais do que dobrar no futuro, já o de consumidores que optam por realizar transferências e pagamento de contas com a tecnologia deve triplicar. Entretanto, o aumento da adoção dos serviços de m-commerce dependerá, principalmente, da confiança dos consumidores no sistema e nas ferramentas de que ele necessita.

Muitas são as vantagens socioeconômicas da introdução do m-commerce nos mercados emergentes, especialmente porque muitos dos países sofrem com a pobreza, a falta de infraestrutura e o comércio insuficiente. Além de aumentar a atividade econômica, o pagamento por aparelhos móveis facilitará as transações diárias, tornando-as mais convenientes.

 

Leia mais:

O m-commerce para os brasileiros

O consumidor e suas telas: como alcançá-los?

M-commerce: a promessa dos dois minutos

 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]